Governo do Paraná investe 17 milhões e 500 mil reais em obras nas rodovias da Região Oeste

07/08/2019
O Governo do Estado está investindo 17 milhões e 500 mil reais em rodovias no Oeste do Paraná. As obras beneficiam diretamente cerca de 400 mil habitantes, além de transportadores de carga e turistas que visitam a Região. Também está sendo elaborado o projeto para ampliar a capacidade da PR-317, em Toledo. Na PR-239, desde o entroncamento com a PR-491 até o acesso ao município de Maripá, estão em construção acostamentos dos dois lados da via, em mais de dois quilômetros e meio. O investimento de 1 milhão e 400 mil reais prevê também terraplenagem, pavimentação dos acostamentos, drenagem, sinalização horizontal, instalação de tachas refletivas, e ligantes betuminosos. Em Foz do Iguaçu, o investimento é de 15 milhões e 800 mil reais para a adequação do cruzamento entre a BR-277 e a Avenida Costa e Silva, que inclui a construção de um novo viaduto, que está com obras em andamento. Também são feitos serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, contenção, paisagismo, relocação de rede de energia elétrica e iluminação, sinalização, ligantes betuminosos e melhoria ambiental. De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a obra vai facilitar a vida de quem segue para o Centro ou para os bairros da região da cidade.// SONORA SANDRO ALEX//O DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, contratou neste ano uma empresa, por meio de licitação, para elaborar o projeto de restauração e ampliação da capacidade da PR-317. O trecho contemplado tem mais de 3 quilômetros e fica dentro do perímetro urbano de Toledo, do entroncamento da BR-163 com a Rua primeiro de Maio. O investimento no projeto é de 216 mil e 500 reais e prevê contagens de tráfego, levantamentos topográficos, sondagens e ensaios geotécnicos, levantamento de campo e estudos preliminares. O diretor-geral do DER, João Alfredo Zampieri, afirma que o resultado final do projeto vai ser avaliado pelo Departamento e deve ser usado como base de um edital para a realização das obras.// SONORA JOÃO ALFREDO ZAMPIERI//Outra obra em andamento na Região Oeste é a recuperação da ponte sobre o Rio dos Padres, na PR-239, próximo ao município de Jesuítas. A estrutura, que havia sido danificada em um acidente, recebe investimento de 72 mil e 500 reais para reparos na ala de concreto para drenagem, com instalação de tirantes de aço para ancoragem da estrutura, passagem para pedestres em concreto armado e instalação de guarda-corpos. Além de obras pontuais, o superintendente da Regional Oeste do DER, Marcus Vinicius Arantes, afirma que o órgão mantém programas de conservação e melhorias de rodovias.// SONORA MARCUS VINICIUS ARANTES//As equipes do DER possuem um cronograma de trabalho e ao concluir serviços em um local, se deslocam para outros trechos. As obras são feitas e acompanhadas pela Superintendência Regional Oeste do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná. Atualmente, o DER conta com cinco superintendências e 14 escritórios regionais, todos com obras, serviços de conservação e de melhorias em andamento. (Repórter: Priscila Paganotto)