Governo do Paraná estuda ampliar ferrovia entre Oeste e Porto de Paranaguá

27/03/2020
O Governo do Paraná analisa propostas de consórcios interessados em elaborar estudos para implantação e readequação da malha ferroviária da Ferroeste. Ela liga o Oeste do Estado ao Porto de Paranaguá. Os chamados EVTEA-J, Estudos de Viabilidade Técnico-operacional, Econômico-financeira, Ambiental e Jurídica, devem compreender trechos de ferrovia entre Maracaju, no Mato Grosso do Sul, Guaíra, Cascavel, Guarapuava e Paranaguá, além do ramal Cascavel/Foz do Iguaçu, numa extensão total de mais de mil e 300 quilômetros. De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a intenção é garantir mais eficiência na movimentação de cargas e maior competitividade no setor produtivo do Estado.
A sessão de abertura das propostas aconteceu na sede do DER, Departamento de Estradas de Rodagem, em Curitiba, na última semana. Os consórcios que disputam a licitação foram selecionados após chamamento público. Com orçamento inicialmente referenciado em cerca de 20 milhões e 800 mil reais, os estudos têm o objetivo de compilar informações e definir parâmetros básicos de estruturação de um modelo técnico e operacional do transporte ferroviário no Estado. André Gonçalves, diretor-presidente da Ferroeste, destacou que este projeto vai ser transformador para o setor logístico do Paraná.// SONORA ANDRÉ GONÇALVES.//
Os estudos de viabilidade avaliarão as possibilidades de implantação de dois trechos: o primeiro é a ferrovia Paranaguá/Maracaju, com extensão aproximada de 1.191 quilômetros, enquanto o segundo trata-se do ramal ferroviário Cascavel/Foz do Iguaçu, com extensão aproximada de 179 quilômetros. A contratação do consórcio responsável por elaborar o estudo faz parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, que conta com financiamento do BID, Banco Interamericano do Desenvolvimento. Outros detalhes estão disponíveis no site xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias. (Repórter: Wyllian Soppa)