Governo do Paraná e municípios discutem gestão de resíduos urbanos

25/07/2019
Uma equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo se reuniu nesta semana, em Toledo, no Oeste do Estado, com prefeitos e lideranças da Região para discutir a implantação do Consórcio Intermunicipal para Gestão e Tratamento de Resíduos Urbanos. O objetivo é formalizar a união e esforços dos 32 municípios que vão formar o consórcio para cumprir com a lei federal e estadual de resíduos. A equipe da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável também fez uma visita técnica no aterro municipal, que vai receber os resíduos dos municípios do Consórcio. A estrutura vai ser ampliada e vai receber novos maquinários para suportar mais resíduos. O investimento é estimado em 6 milhões e 500 mil reais para a primeira etapa da reforma. A coleta e o envio dos resíduos ficam sob responsabilidade de cada município, que vai repassar 100 reais por tonelada para o Município de Toledo, que vai fazer a transformação. O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, disse que os municípios precisam se unir e criar projetos que sejam sustentáveis.// SONORA MÁRCIO NUNES//O consórcio prevê substituir as 32 bases de recebimento de resíduos do Oeste para uma base somente, no município de Toledo, onde vai acontecer todo o processo de separação mecânica. O material reciclável volta para a cadeia reprodutiva e o rejeito segue para o aterro. Os 32 municípios, juntos, geram uma média de 313 toneladas de lixo por dia, quase 115 milhões de toneladas por ano. Na Região do Oeste, no total, são gerados cerca de 255 milhões de toneladas de lixo ao ano. O prefeito de Toledo, Lúcio de Marchi, falou sobre o município ser o gestor desse consórcio.// SONORA LÚCIO DE MARCHI//O prefeito de Jesuítas e presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, Junior Weiller, elogiou o projeto.// SONORA JUNIOR WEILLER//Para o prefeito de Boa Vista da Aparecida, Leonir Antunes dos Santos, o consórcio vai ajudar a resolver muitos problemas na gestão dos resíduos.// SONORA LEONIR ANTUNES DOS SANTOS//Os Resíduos Sólidos Urbanos são resultados de atividades domésticas, comercial, de serviços e limpeza, entre outros. A coleta deles pode ser feita por transporte dos coletores apropriados e levados até o local correto de descarte. (Repórter: Priscila Paganotto)