Governo do Paraná e municípios da Região Metropolitana de Curitiba estudam criar novas linhas integradoras de transporte

26/07/2019
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, a Comec, Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, e as prefeituras de Piraquara e de São José dos Pinhais formaram um grupo de trabalho para estudar a implementação de uma nova linha de ônibus entre os dois municípios. O novo atendimento busca suprir a demanda de moradores de Piraquara que diariamente vão até o município vizinho para trabalhar ou estudar. Segundo o prefeito de Piraquara, Marcus Maurício, o município é sede da maior represa de abastecimento da Região e tem grande parte do território em áreas de preservação. Isso, de acordo com ele, cria uma série de restrições e impeditivos para a instalação de indústrias e empresas, e faz com que muitas pessoas tenham que trabalhar e estudar em municípios vizinhos.// SONORA MARCUS MAURÍCIO//O secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, falou sobre os investimentos feitos nos dois municípios neste ano e destacou a nova linha como mais um impulsionador para o desenvolvimento da Região.// SONORA JOÃO CARLOS ORTEGA//O secretário destacou a revitalização da Estrada Municipal Nova Tirol, quando foram anunciados mais 3 milhões e 300 mil reais para a pavimentação de vias no município, e outros 27 milhões de reais em obras para São José dos Pinhais. Para que a nova linha passe a operar, será necessária uma adequação na plataforma do terminal Afonso Pena, possibilitada com a colaboração do município de São José dos Pinhais. O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Fabrício Tambolo, destacou o clima de cooperação entre os municípios e Estado no desenvolvimento do projeto.// SONORA FABRÍCIO TAMBOLO//Segundo o presidente da Comec, Gilson Santos, este é um projeto que vem sendo estudado desde o início do ano e que demonstra, mais uma vez, o comprometimento com a melhoria do transporte coletivo na Região Metropolitana de Curitiba.// SONORA GILSON SANTOS//Nesta semana, duas importantes mudanças acontecem em linhas de ônibus que atendem Curitiba e Região Metropolitana. A primeira é a extensão da linha Vila Juliana, operada pela URBS, até o bairro Campina da Barra, em Araucária, beneficiando cerca de 1500 usuários. Os moradores do bairro podem ir até o Terminal do Pinheirinho, sem precisar ir até o Terminal da Vila Angélica, em Araucária. O nome da linha também muda para Tupy/Juliana e o ponto final é na Rua Lotus, no bairro Campina da Barra. A segunda mudança é o lançamento da linha Pinhais/Centenário, com a conexão direta entre os Terminais de Pinhais com o do Centenário, em Curitiba. Os usuários não precisam mais ir até o terminal do Capão da Imbuia, trajeto que é praticamente o dobro do que a nova linha faz. As passagens custam 4 reais e 50 centavos, o mesmo preço da Rede Integrada de Transporte. Os horários dos ônibus podem ser consultados no site www.comec.pr.gov.br. (Repórter: Priscila Paganotto)