Governo do Paraná e gestores municipais discutem o Planejamento Regional Integrado

22/08/2019
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, recebeu nesta semana, prefeitos e secretários municipais da Região Oeste e reafirmou a importância da participação e da construção conjunta do PRI, Planejamento Regional Integrado. O documento vai servir de base para a elaboração do Plano Estadual de Saúde para o período 2020 a 2023. Segundo o secretário Beto Preto, a intenção é que os gestores municipais percebam o que têm, o que falta e o que pode ser alterado.// SONORA BETO PRETO//Durante o encontro, os prefeitos, secretários de saúde e representantes dos municípios esclareceram dúvidas, sugeriram e pediram informações sobre o PRI. A a secretária municipal de Saúde de Vera Cruz D’Oeste, Ivete Gonzato Tomazin, destacou a importância da discussão do planejamento.// SONORA IVETE GONZATO TOMAZIN//A secretária destacou, ainda, que o diagnóstico também vai direcionar serviços que já existem, mas que não estão sendo efetivos.// SONORA IVETE GONZATO TOMAZIN//O Planejamento Regional Integrado é um processo que está em desenvolvimento desde maio deste ano e vai se estender até dezembro. O PRI prevê a definição do conjunto de diretrizes, objetivos, metas e ações para a área da saúde que, consolidados, são a base para o Plano Estadual de Saúde dos próximos anos. O advogado da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, Jurandir Parzianello, ressalta que o processo do planejamento é inédito.// SONORA JURANDIR PARZIANELLO//Durante a reunião, a principal demanda dos representes da 10ª e da 20ª Regionais de Saúde foram em relação ao atendimento para a ortopedia. As próximas etapas do PRI são oficinas macrorregionais, finalização dos diagnósticos e consolidação das prioridades para a elaboração da primeira versão do plano. (Repórter: Priscila Paganotto)