Governo do Paraná e Itaipu discutem gestão da segunda ponte em Foz do Iguaçu

12/06/2019
O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente da Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna, se reuniram nesta quarta-feira, em Foz do Iguaçu, para acertar os detalhes do contrato de gestão da segunda ponte ligando Brasil e Paraguai. A Ponte da Integração e uma via perimetral vão custar 462 milhões de reais para a hidrelétrica, e a administração das obras fica a cargo do Governo do Estado. Na reunião, também foram discutidas ações para fomentar uma parceria para o desenvolvimento regional, com foco em turismo e infraestrutura. Ratinho Junior disse que o objetivo é estreitar a relação construída a partir da gestão da obra da segunda ponte para outras áreas, principalmente para captar investimentos em infraestrutura e desenvolvimento regional com foco em turismo e na proteção ambiental.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//Deve fazer parte desse novo pacote de integração, a duplicação da BR-469, entre o Centro de Foz do Iguaçu e as cataratas. No encontro, também foi acertada a minuta do contrato de gestão da segunda ponte entre a cidade paranaense e o Paraguai. Segundo o governador Ratinho Junior, essa ponte encerra uma espera de 30 anos por um projeto similar, destrava o trânsito da região e incrementa a fiscalização na fronteira.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//O governador também conheceu o projeto de biogás desenvolvido pela Itaipu e pelo Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás, a CIBiogás, capaz de abastecer toda a frota da hidrelétrica. A usina foi inaugurada em 2017. A produção surge do tratamento do resíduo orgânico gerado nos restaurantes internos, de esgoto, de parte da poda da grama e de outros materiais enviados por entidades parceiras. Como subproduto, são produzidos, ainda, 300 mil litros de biofertilizante por mês, usados como adubo para canteiros e gramados. O produto final, com até 96% de pureza, tem as características exatas do gás natural. A intenção do Governo do Estado é aproximar a Sanepar e a Compagas desse processo, para levar a tecnologia para outras Regiões do Paraná. (Repórter: Priscila Paganotto)