Governo do Paraná confirma 41 milhões de reais para municípios do Noroeste

17/05/2019
O Governo do Paraná concluiu, nesta sexta-feira, a agenda em Maringá com a confirmação de 41 milhões de reais para ações e investimentos em 40 municípios da Região Noroeste. O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu prefeitos na 47ª Expoingá, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro. O encontro fez parte das ações em Maringá como sede administrativa do governo estadual. De acordo com o governador, saúde, meio ambiente, infraestrutura e transporte estão entre as áreas contempladas com a liberação de recursos.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//Só para a área de desenvolvimento urbano, 24 milhões e 640 mil reais foram liberados para 25 municípios. Ratinho Junior autorizou licitações e homologações para obras, principalmente asfalto e recape de ruas, e compras de veículos para uso na administração e equipamentos rodoviários. Além disso, foi definida a regularização fundiária de imóveis de famílias que vivem em propriedades sem documentação em 3 municípios. O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, afirmou que também foram liberados a perfuração de mais de 20 poços artesianos para 11 municípios.// SONORA MÁRCIO NUNES//Pelo programa de Combate a Erosão Urbana, foram entregues quase 4 mil de tubos de concreto para 6 municípios. As ações incluíram, ainda, recursos para a compra de equipamentos, limpeza de lagoa e obras de melhorias no saneamento para 5 cidades da região. O Chefe da Casa Civil, Guto Silva, destacou que o apoio do Estado aos municípios é fundamental para a economia das cidades.// SONORA GUTO SILVA//Para Maringá, o governador autorizou a construção dos viadutos de Iguatemi e do trevo do Shopping Catuaí, no entroncamento da BR-376 com a PR-317, e liberou recursos para o recape de ruas da cidade. O prefeito Ulisses Maia afirmou que o trevo do Shopping Catuaí vai desafogar o trânsito da região.// SONORA ULISSES MAIA//A Sanepar assinou contratos de bonificação com seis municípios, garantindo desconto de 50% nas tarifas de água e esgoto dos prédios públicos municipais. O secretário da Saúde, Beto Preto, disse que foi feita uma análise das necessidades dos municípios para a liberação de recursos.// SONORA BETO PRETO//Ainda durante o evento na Expoingá, a BSBIOS Energia Renovável, empresa que busca o desenvolvimento sustentável através da agroenergia, recebeu a Licença de Instalação e Ampliação. Com isso, a empresa vai dobrar o volume de produção de biodiesel. (Repórter: Priscila Paganotto)