Governo do Paraná confirma 12 milhões e 600 mil reais para ações em sete municípios do Centro-Sul e Sul do Estado

25/07/2019
O Governo do Paraná confirmou, nesta quinta-feira, em Prudentópolis, o repasse de 12 milhões e 600 mil reais para ações e investimentos em sete municípios do Centro-Sul e Sul do Estado. Desse total, 1 milhão de reais é a fundo perdido. Outra parte é do Sistema de Financiamento dos Municípios, linha operacionalizada em parceria pela Fomento Paraná e pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano, além do investimento próprio da Sanepar. O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou o repasse dos recursos para prefeitos durante a solenidade de entrega de casas populares para 49 famílias de Prudentópolis. Ele destacou a autorização de licitações e homologações para obras estruturantes, ampliação de rede coletora e compras de veículos para uso na administração e equipamentos rodoviários.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//O secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega, reforçou a importância da parceria entre o Governo do Estado e os municípios, melhorando a vida da população paranaense.// SONORA JOÃO CARLOS ORTEGA//O pacote de intervenções urbanas contempla ações em diferentes áreas. O maior investimento é de 2 milhões e 500 mil reais para a pavimentação de ruas em Prudentópolis e a compra de um equipamento rodoviário. Além disso, a Secretaria de Agricultura e do Abastecimento vai fazer a obra de pavimentação com pedras irregulares de duas estradas rurais do município. O prefeito de Prudentópolis, Adelmo Klosowski, disse que a pavimentação asfáltica vai facilitar o acesso até as cachoeiras, principal atração turística da cidade. Ele destacou, ainda, que as obras acontecem porque existe parceria, honestidade e transparência.// SONORA ADELMO KLOSOWSKI//Guamiranga vai ter 1 milhão e 500 mil reais para a construção do prédio da prefeitura. Em Irati, a Sanepar deu início a uma obra de ampliação do sistema de abastecimento de água, com capacidade para armazenar 1 milhão e 600 mil litros de água tratada. Com isso, o volume do reservatório foi ampliado em 60%, o que deve contribuir para o abastecimento da cidade nos próximos 30 anos. O novo reservatório fica no bairro Fernando Gomes e abastece a Região Sul do município. De acordo com o prefeito Jorge Derbli, a companhia está investindo 6 milhões e 300 mil reais em Irati.// SONORA JORGE DERBLI//Entre os outros investimentos anunciados pelo governador, está cerca de 125 mil reais para Turvo investir na reforma do terminal rodoviário intermunicipal e também vai comprar um automóvel e um caminhão basculante com cerca de 500 mil reais. Bituruna vai destinar 800 mil reais para a ampliação da Escola Municipal Santo Antônio e a compra de dois caminhões. Cruz Machado recebeu 73 mil reais e Teixeira Soares 274 mil reais. Os dois municípios vão comprar automóveis e maquinário. (Repórter: Priscila Paganotto)