Governo do Paraná capacita mais de 500 agentes penitenciários

12/10/2019
O Depen, Departamento Penitenciário do Paraná, já capacitou mais de 500 agentes penitenciários em todo o Estado para integrarem os Grupos de Segurança Interna, responsáveis por reforçar a segurança dentro das unidades prisionais paranaenses. O treinamento é feito por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário e do Setor de Operações Especiais. O diretor do Depen, Francisco Caricati disse que o objetivo é a preservação da vida e a pacificação do ambiente penitenciário.  Nesta semana, uma solenidade de formatura deu boas-vindas aos 61 agentes penitenciários da regional de Cascavel que passaram pelo processo de capacitação no mês passado e agora estão aptos a atuar. O coordenador do curso na regional de Cascavel, Rodrigo Cardoso, explica que a formação somou 80 horas de atividades. Foram abordados temas como direitos humanos; legislações internacional, federal e estadual relativas ao uso diferenciado da força; técnicas de algemamento, imobilização tática e controle de presos agressivos. Os profissionais também receberam capacitação para o uso de tecnologia não letal e noções básicas de intervenção prisional, de atendimentos pré-hospitalares de combate, manutenção e manuseio de armamento. Para o coordenador regional do Depen em Cascavel, Thiago Correia, por meio do trabalho do GSI, o Departamento Penitenciário do Paraná tem possibilitado mais um importante instrumento para reforçar a segurança nas unidades penais do Estado.  Entre as atribuições das equipes estão a fiscalização dos pátios de sol dos presos, algumas movimentações e as rondas intramuros, que evitam possíveis tentativas de fuga e garantem também a disciplina, a segurança e a ordem no ambiente penal. Para integrar o GSI os agentes passam por uma intensa capacitação, coordenada pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário e o Setor de Operações Especiais. Esses cursos têm sido realizados  em Curitiba e nas regionais do Depen – em Cascavel, Cruzeiro do Oeste, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. (Repórter: Juliano Gondim)