Governo do Paraná autoriza 1 bilhão e 850 milhões de reais para mais de 3 mil ações nos municípios

16/10/2020
O Governo do Estado autorizou 3 mil 170 ações em municípios de todas as regiões do Paraná. O levantamento abrange de janeiro de 2019 a 1º de outubro de 2020 e soma 1 bilhão e 850 milhões de reais em recursos. São obras de pavimentação, recapeamento, urbanização, para as áreas da educação, saúde, transporte, mobilidade, segurança, esporte e lazer, além de aquisição de máquinas e equipamentos rodoviários e de transporte.
Para o governador Carlos Massa Ratinho Junior, esse desempenho em 21 meses de gestão responde a estratégia adotada pelo Governo do Estado de, por meio do apoio aos municípios, estar cada vez mais próximo da população. //SONORA RATINHO JUNIOR//
Ratinho Junior destaca que as ações de desenvolvimento urbano se somam a inúmeros programas desenvolvidos nas demais áreas, com impacto nos municípios. Ele lembra, por exemplo, o avanço em regionalização da saúde para garantir o atendimento cada vez mais próximo das pessoas. Em habitação, a expansão se dá, principalmente, com programas voltados a população mais vulnerável.
A autorização das ações nos municípios e aprovação dos recursos são da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas. O secretário da pasta, João Carlos Ortega afirma que os bons projetos serão sempre apoiados para continuar a transformação no Paraná e a melhoria da qualidade de vida dos paranaenses. //SONORA JOÃO CARLOS ORTEGA//
A maior parte das ações recebeu recursos do Tesouro do Estado, somando 915 milhões de reais. As 707 ações restantes foram viabilizadas por operações de crédito.
O Estado já assegurou mais 600 milhões de reais para investir em obras nos municípios do Paraná. Os recursos foram obtidos por empréstimo junto ao BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e serão geridos pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas.
Serão 60 milhões de reais para modernização da gestão dos municípios, como atualização de bases cartográficas, aperfeiçoamento de riscos operacionais, revisão de critérios econômicos, equipamentos de informática e capacitação para servidores.
Serão destinados 560 milhões de reais para pavimentação com sistema de drenagem, calçadas, acessibilidade, transporte urbano, parques, ciclovias, centros esportivos, galpões industriais e unidades básicas de saúde.(Repórter: Flávio Rehme)