Governo do Paraná assina acordo com Comitê Paralímpico Brasileiro, para desenvolvimento do paradesporto

14/04/2019
O diretor-presidente da Esporte Paraná, Helio Wirbiski, e o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado, assinaram neste sábado um protocolo de intenções visando cooperação para o desenvolvimento dos esportes para pessoas com deficiência no estado.
O encontro sela o acordo que coordenará esforços das respectivas equipes técnicas para o planejamento e estruturação da capacitação dos profissionais de educação física do Estado do Paraná, além da criação de um centro de referência regional de treinamento, para iniciação e alto rendimento. O objetivo será o desenvolvimento de ações para inclusão das pessoas com deficiência no esporte, bem como aprimoramento das atividades paradesportivas aos atletas já praticantes.
Mizael Conrado, Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, afirma que precisa consolidar a cultura da prática desportiva para pessoas com deficiência em todo o país, e o Paraná é uma Unidade da Federação de extrema importância neste processo. // SONORA MIZAEL CONRADO //
Um dos programas mencionados por Conrado é o curso "Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte", no formato de ensino à distância (EaD), de forma gratuita. A iniciativa faz parte da meta de capacitar até 100 mil profissionais de Educação Física, de todo o Brasil, em esportes adaptados até 2025.
O Presidente da Esporte Paraná, Helio Wirbiski, reforça que a parceria será de suma importância para o desenvolvimento da área no estado e que foi criado um setor específico do paradesporto, com toda autonomia e apoio para que se possa cuidar dos atletas e ainda elaborar um espaço para treinamento. // SONORA HELIO WIRBISKI //

O acordo ocorreu simultaneamente às disputas da Etapa Regional Rio-Sul do Circuito Brasil Loterias Caixa, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, no campus da Universidade Positivo, em Curitiba. O local acolheu desde a última sexta-feira mais de 600 atletas de cinco estados nas modalidades atletismo, natação e halterofilismo. (Repórter: Flávio Rehme)