Governo do Paraná apresenta projetos de viadutos previstos no acordo de leniência

23/04/2020
O DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, fez nesta quinta-feira uma reunião técnica, pela internet, para apresentar os projetos de engenharia de duas obras que vão ser feitas na Avenida Souza Naves, em Ponta Grossa, na Região dos Campos Gerais. As obras são resultado do acordo de leniência entre a Concessionária CCR-Rodonorte e o Ministério Público Federal, e vão priorizar trechos com registro elevado de acidentes de trânsito. Na altura do quilômetro 173, entre a Rua João Donatílio Corrêa Ferreira e a Avenida Lions Club, vai ser construído o Viaduto Sabará. São quatro pistas centrais rebaixadas para o tráfego de longa distância, quatro pistas elevadas nas marginais para o tráfego local e interligadas pelo viaduto, além de ciclofaixa e passeios. No quilômetro 180 vai ser feito o Viaduto Bocaina, com quatro pistas centrais elevadas para o tráfego de longa distância e quatro pistas rebaixadas nas marginais interligadas pela trincheira do viaduto, com passagem para pedestres. Em ambos os casos, a faixa de domínio dos trechos não vai sofrer alterações, ou seja, não serão necessárias desapropriações. As obras têm previsão de início para junho deste ano, e prazo máximo de conclusão até novembro do ano que vem, quando vão ser encerrados os contratos com as concessionárias atuais. Os investimentos são de cerca de 55 milhões de reais. O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, afirma que o trabalho vai ser em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal. // SONORA SANDRO ALEX //

O diretor-geral do DER, Fernando Furiatti, explica que vai ter um ganho de agilidade e segurança com os novos viadutos. // SONORA FERNANDO FURIATTI //

O acordo de leniência entre a CCR Rodonorte e o Ministério Público Federal foi firmado no ano passado e prevê que a empresa vai pagar, a título de reparação de danos, valores para reduzir a tarifa de pedágio e fazer as obras rodoviárias. Ao todo são 750 milhões de reais até o final da concessão, sendo 365 milhões de reais para obras e outros 350 milhões de reais para arcar com a redução em 30% da tarifa de todas as praças de pedágio por ela operadas, e pagamento de multa para o Estado de 35 milhões de reais. Ao todo, são oito interseções de nível com viadutos, trincheiras e passagens, e cerca de 30 quilômetros de duplicações nas rodovias sob responsabilidade da empresa. (Repórter: Priscila Paganotto)