Governo do Paraná amplia conversas com chineses sobre projetos de infraestrutura

08/07/2019
O vice-governador do Paraná, Darci Piana, se reuniu nesta segunda-feira, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com um grupo de executivos da CCCC, a China Communication Construction Company. O grupo empresarial opera diversos ativos de infraestrutura, incluindo rodovias, ferrovias, metrôs, portos e aeroportos. O encontro foi uma retribuição à visita que o governador Carlos Massa Ratinho Junior fez à China, em abril, e serviu para aprofundar as conversas em torno de investimentos do país oriental em dois importantes projetos de infraestrutura. Em continuidade à apresentação feita pelo governador na Ásia, o encontro reforçou o convite aos chineses para participarem do novo programa de concessão de rodovias no Estado. O Paraná vai passar de 2.500 para 4.100 quilômetros de estradas, dentro do pacote de privatização que o Governo Federal deve lançar até 2021. O vice-governador detalhou, também, o projeto para a recuperação da praia de Matinhos, com a engorda da área de areia, além de intervenções urbanísticas no Litoral. Ele afirmou que essa nova reunião serviu para dar um segundo passo e ampliar a conversa.// SONORA DARCI PIANA//O CEO da empresa chinesa, Chang Younbu, destacou na reunião que tanto o governo chinês quanto os empresários locais estão dispostos a investir em obras estruturantes no Brasil, ampliando e melhorando as condições de exportação de produtos para o País deles, especialmente os alimentícios. De acordo com o secretário da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o projeto da revitalização da orla de Matinhos é o que está mais adiantado nas conversas com a CCCC. Ele disse que Governo do Estado já tem o projeto executivo pronto, além das licenças ambientais e demais garantias.// SONORA SANDRO ALEX//A CCCC designou um grupo de trabalho, formado pela Concremat, uma subsidiária da empresa chinesa no Brasil, para ser a interlocutora junto ao Governo do Paraná. A intenção é encontrar a melhor forma de financiamento do projeto, orçado em 700 milhões de reais, por parte dos chineses. Na programação do novo leilão de rodovias, apresentada à comitiva chinesa, além dos 2.500 quilômetros do atual Anel de Integração do Paraná, a União vai repassar a concessão das PRs 323, no Noroeste do Estado; 280, o Corredor do Sudoeste; e 092, no Norte Pioneiro; além da BR-153, conhecida como Transbrasiliana, e os contornos de Londrina, Ponta Grossa e Cascavel. Segundo o secretário Sandro Alex, pelo contrato atual, assinado em 1997, as concessões acabam em novembro de 2021.// SONORA SANDRO ALEX//A companhia chinesa afirmou que está atenta às movimentações e que o grupo tem interesse no edital. As empresas que vencerem o processo vão assumir também os trechos atualmente administrados pelas concessionárias Ecovia, Ecocataratas, Caminhos do Paraná, Econorte, Viapar e Rodonorte. (Repórter: Priscila Paganotto)