Governo do Paraná agiliza o benefício do passe livre para pessoas com deficiência

11/10/2019
O Governo do Paraná vai aderir ao Programa Passe Livre, para agilizar o benefício para pessoas com deficiência. A iniciativa é da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e o termo é ser assinado nesta terça-feira pelo secretário Ney Leprevost e por representantes de 160 municípios do Estado. A assinatura formaliza o uso do sistema eletrônico, que oferece mais rapidez e facilidade para a solicitação do Passe Livre Intermunicipal. Antes, todo o processo era feito em 90 dias, de forma manual e por documentos físicos, gerando acúmulo de papel e burocracia. Agora, a carteira é liberada em 30 dias aos usuários. O Passe Livre é um benefício estadual concedido a pessoas com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e também Transtorno do Espectro do Autismo. O benefício assegura a isenção tarifária nos transportes coletivos intermunicipais para pessoas com deficiência e renda familiar per capita menor que dois salários-mínimos. Essa isenção se estende também às pessoas que possuem algumas doenças crônicas como insuficiência renal crônica, doença de Crohn, câncer, transtornos mentais graves, HIV, além de mucoviscidose, hemofilia e esclerose múltipla, desde que estejam em tratamento continuado fora do município onde moram. O secretário Ney Leprevost ressaltou que o Passe Livre é um importante passo de inclusão e de apoio às pessoas com deficiência.// SONORA NEY LEPREVOST//Para pedir a carteira do Passe Livre é preciso comparecer a um Cras, Centro de Referência de Assistência Social, mais próximo de onde mora, com documentos pessoais. Com a solicitação aprovada, a carteirinha chega em até 40 dias no endereço ofertado ou mesmo no próprio Cras, conforme a opção escolhida. (Repórter: Priscila Paganotto)