Governo do Estado repassa 23 milhões e 900 mil reais para criação da Cidade Industrial de Londrina

15/10/2020
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quinta-feira a liberação de 23 milhões e 940 mil reais para a construção do loteamento e da infraestrutura de instalação da Cidade Industrial de Londrina, no Norte do Paraná. O empreendimento vai gerar, pelo menos, 12 mil novos empregos, sendo 4 mil diretos e 8 mil indiretos.
A licitação foi feita em maio, o resultado já foi homologado e a ordem de serviço deve ser assinada nos próximos dias. A construção deve ser concluída em 18 meses. Os recursos do Governo do Estado vão ser utilizados para terraplenagem, drenagem, pavimentação, serviços de urbanização, redes de água e esgoto, iluminação pública, construção de uma guarita e muro paliteiro.
O Governador Carlos Massa Ratinho Junior, disse ser um dia histórico para Londrina, em especial para a geração de emprego e para a industrialização. Ratinho afirmou que a vocação do município sempre esteve ligada ao comércio e ao setor de serviços, e as indústrias ocupam um pequeno pedaço da economia e com a Cidade Industrial, deve atrair várias empresas importantes. //SONORA RATINHO JUNIOR//
Os recursos foram liberados pelo Sistema de Financiamento aos Municípios, SFM, linha de crédito operacionalizada pela Fomento Paraná e pelo Paranacidade, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas.
O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega, disse que é uma obra que vai transformar um terreno vazio em um grande complexo industrial. Um projeto moderno, bem trabalhado, e que estava no plano de Governo. //SONORA JOÃO CARLOS ORTEGA//.
O Presidente do Instituto de Desenvolviemnto de Londrina, Bruno Ubiratan, afirmou ser um marco histórico para o município, para o desenvolvimento de Londrina e para o Norte do Paraná. //SONORA BRUNO UBIRATAN//
Segundo Fernando Moraes, presidente da Acil, Associação Comercial e Industrial de Londrina, a Cidade Industrial está dentro do planejamento de crescimento dos próximos 30 anos do município. //SONORA FERNANDO MORAES//
O complexo fechado com aproximadamente 395 mil metros quadrados de área construída, de um total de 1 milhão e cem mil metros quadrados, será construído no final da Avenida Saul Elkind, na divisa com Cambé, região Noroeste do município. O loteamento em formato de triângulo é dividido em 90 lotes de 2 mil a 6 mil metros quadrados cada, todos com terrenos devidamente regularizados na Prefeitura.
Segundo a prefeitura de Londrina, cerca de 120 empresas já manifestaram interesse em participar do futuro processo licitatório dos espaços. Os perfis são bem variados, desde indústrias do setor de eletro-metal-mecânica e móveis com alto valor agregado às agroindústrias e processadoras de alimentos.
A Cidade Industrial de Londrina também deve ganhar, no futuro, uma ligação totalmente duplicada com a PR-445.(Repórter: Flávio Rehme)