Governo do Estado reforça ações de garantia de direitos e assistência social
02/04/2019
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, reforçou as ações de garantia de direitos, assistência social e apoio à geração empregos. Só nos três primeiros meses de gestão foram mais de 100 ações nessas áreas. Esse desempenho foi tema da reunião do vice-governador Darci Piana com o secretariado, realizada nesta terça-feira, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. De acordo com o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, foi desenvolvida uma série de iniciativas voltada às camadas menos favorecidas e que demonstram o compromisso do Estado com a sociedade. Entre as ações, conforme explicou o secretário, está a criação da Força-Tarefa Infância Segura, que visa a realização de ações integradas e ostensivas de proteção às crianças e adolescentes, e a contratação, pela Secretaria, de 53 novos profissionais para a recomposição do quadro de funcionários de saúde nas unidades socioeducativas.// SONORA NEY LEPREVOST.//
Em três meses, a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho também entregou 3 mil novos colchões e vestuários para os 19 Centros de Socioeducação e oito Casas de Semiliberdade do Estado, que abrigam adolescentes em conflito com a lei. Na questão educacional dentro das unidades, Ney Leprevost destacou o índice de aprovação no Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos, já que 74% dos 368 adolescentes que fizeram a prova obtiveram êxito. O Centro Estadual de Informação ao Migrante, Refugiados e Apátridas no Paraná fez mais de mil atendimentos nos três primeiros meses do ano. A secretaria também realizou mil e 105 atendimentos por meio do Programa Criança e Adolescentes Protegidos. Outro destaque no período foi a sanção da lei que estabelece o 21 de março como o Dia Estadual de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. O secretário Ney Leprevost destacou que o desempenho foi possível em função da junção das pastas da Família e Desenvolvimento Social e Justiça, prevista na reforma administrativa do Estado.// SONORA NEY LEPREVOST.//
No balanço, o secretário Ney Leprevost também disse que, entre janeiro e março deste ano, o Procon/PR realizou mais de 21 mil atendimentos físicos e 18 mil por meio da plataforma consumidor.gov. O índice de resolução de casos no período foi de quase 82%. Na área da acessibilidade, em parceria com a Sanepar, foi realizado o programa Praia Acessível, que garantiu o banho de mar a pessoas com mobilidade reduzida. Durante a Operação Verão foram feitos quase 400 atendimentos. O Governo do Estado também lançou o aplicativo Paraná Serviços, uma ferramenta digital que faz a intermediação entre o contratante e o prestador autônomo de serviços. Em 10 dias, mais de 10 mil downloads foram feitos. Foram contratados 49 servidores para a Agência do Trabalhador de Curitiba e realizada a implantação do programa de agendamento dos serviços prestados nas agências. E por meio do programa Paraná Cidadão, quase 27 mil atendimentos foram realizados. O balanço completo consta no site de notícias do Governo do Estado, o www.pr.gov.br. (Repórter: Amanda Laynes)
Em três meses, a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho também entregou 3 mil novos colchões e vestuários para os 19 Centros de Socioeducação e oito Casas de Semiliberdade do Estado, que abrigam adolescentes em conflito com a lei. Na questão educacional dentro das unidades, Ney Leprevost destacou o índice de aprovação no Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos, já que 74% dos 368 adolescentes que fizeram a prova obtiveram êxito. O Centro Estadual de Informação ao Migrante, Refugiados e Apátridas no Paraná fez mais de mil atendimentos nos três primeiros meses do ano. A secretaria também realizou mil e 105 atendimentos por meio do Programa Criança e Adolescentes Protegidos. Outro destaque no período foi a sanção da lei que estabelece o 21 de março como o Dia Estadual de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. O secretário Ney Leprevost destacou que o desempenho foi possível em função da junção das pastas da Família e Desenvolvimento Social e Justiça, prevista na reforma administrativa do Estado.// SONORA NEY LEPREVOST.//
No balanço, o secretário Ney Leprevost também disse que, entre janeiro e março deste ano, o Procon/PR realizou mais de 21 mil atendimentos físicos e 18 mil por meio da plataforma consumidor.gov. O índice de resolução de casos no período foi de quase 82%. Na área da acessibilidade, em parceria com a Sanepar, foi realizado o programa Praia Acessível, que garantiu o banho de mar a pessoas com mobilidade reduzida. Durante a Operação Verão foram feitos quase 400 atendimentos. O Governo do Estado também lançou o aplicativo Paraná Serviços, uma ferramenta digital que faz a intermediação entre o contratante e o prestador autônomo de serviços. Em 10 dias, mais de 10 mil downloads foram feitos. Foram contratados 49 servidores para a Agência do Trabalhador de Curitiba e realizada a implantação do programa de agendamento dos serviços prestados nas agências. E por meio do programa Paraná Cidadão, quase 27 mil atendimentos foram realizados. O balanço completo consta no site de notícias do Governo do Estado, o www.pr.gov.br. (Repórter: Amanda Laynes)