Governo do Estado intensifica ações de combate à febre amarela no Paraná

25/08/2019
O Paraná reforça o combate à febre amarela até 31 de novembro com ações diferenciadas. As medidas são tomadas em 345 municípios e incluem a intensificação da vacina contra a doença, além de trabalhos para a detecção e investigação de epizootias, que é a morte de macacos provocada pela contaminação do vírus da febre amarela. Elas são realizadas antecipando a possível rota que o vírus fará no próximo período epidemiológico, e ocorrem de acordo com o Plano de Ação do Estado do Paraná, pactuado com o Conselho Estadual de Saúde, Conselho de Secretários Municipais de Saúde e com as 22 Regionais de Saúde. O coordenador nacional de Vigilância das Arboviroses do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, explicou que as ações acontecem no âmbito tripartite.// SONORA RODRIGO SAID.// Said disse Os municípios já estão sendo orientados para busca ativa desta população para a imunização contra a febre amarela. Ainda segundo ele, o Plano de Ação identificou as possíveis rotas que o vírus poderá percorrer no próximo período sazonal.// SONORA RODRIGO SAID.// Com estes caminhos traçados antecipadamente, é possível identificar com mais precisão as epizootias e imunizar a população. A Secretaria da Saúde do Paraná começou a desenvolver o Plano de Ação em fevereiro deste ano com apoio do Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Superintendência de Controle de Endemias de São Paulo e secretarias estaduais da Saúde de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Rodrigo Said pontuou, ainda, que os macacos são como sentinelas nesta questão da febre amarela.// SONORA RODRIGO SAID.// Por meio da Fiocruz já está disponível para toda a população o aplicativo SISS-GEO, que permite o envio de fotos e informações sobre macacos contaminados ou mortos. O sistema envia os dados diretamente ao serviço de Vigilância mais próximo. A recomendação é para que a vacina seja aplicada em crianças a partir de nove meses, sem uma idade limite. O objetivo é que, neste ano, o Paraná atinja 95% da população imunizada, seguindo o número estipulado pelo Ministério da Saúde. Em 2017 o Estado teve 57,3% da população vacinada contra a febre amarela e, em 2018, 63%. Outra meta é que o Estado não tenha registro de novos casos de febre amarela no próximo período epidemiológico. (Repórter: Wyllian Soppa)