Governo do Estado inaugura novo restaurante popular em bairro de Cascavel

29/10/2020
O bairro de Cascavel Velho, em Cascavel, no Oeste do Paraná, está sendo reurbanizado com apoio do Governo do Estado e da Itaipu Binacional. Esse projeto envolve um Restaurante Popular, custeado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, e um espaço de triagem e processamento de materiais recicláveis, chamado Ecoponto, financiado pela hidrelétrica.
Na inauguração do Restaurante Popular Tiago de Amorim Novaes, nesta quinta-feira, o governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que o Estado tem como meta disponibilizar alimentação adequada e balanceada às populações vulneráveis, auxiliando no combate à insegurança alimentar, e que esse novo espaço será fundamental para auxiliar os cascavelenses mais humildes no pós-pandemia. //SONORA RATINHO JUNIOR//
O restaurante de 385 metros quadrados recebeu investimento de cerca de 1 milhão cem mil reais, com contrapartida municipal, distribuídos entre a obra estrutural, equipamentos e mobiliários.
O espaço terá capacidade para servir 400 refeições por dia, ao custo de 3 reais cada, sendo o custo real da refeição é de 5 reais e 40 centavos, com subsídio de 2 reais e 40 centavos por refeição do município.
Segundo o secretário de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o restaurante popular tem como objetivo final a promoção de cidadania, contribuindo para a política de acesso à alimentação saudável. Além disso, também contribui com o desenvolvimento dos pequenos produtores rurais, que fornecerão os alimentos para as unidades. //SONORA NORBERTO ORTIGARA//

Essa unidade se soma ao Restaurante Popular do Centro e à do bairro Santa Cruz, na região Oeste, que ainda está em obras, com mais de 60% já executada. A previsão é de que também sejam servidas mais 400 refeições por dia nessa unidade. O valor total investido no município foi de 2 milhões e cem mil reais em obras, equipamentos e utensílios.
De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Rosely Vascelai, os restaurantes foram construídos em bairros onde vivem pessoas em situação de vulnerabilidade social, onde está o público que mais precisa. //SONORA ROSELY VASCELAI //
O governador também participou na inauguração do Ecoponto do bairro Cascavel Velho. Essa é uma unidade de triagem e processamento de materiais recicláveis, contemplada em um convênio da prefeitura de Cascavel com a Itaipu Binacional, que pretende descentralizar as atividades de reciclagem e proporcionar melhores condições aos trabalhadores organizados em cooperativas. O investimento foi de mais de 927 mil reais, sendo 75% custeado pela usina.
O secretário municipal de Meio Ambiente de Cascavel, Wagner Seit Yonegura, explicou que este é o segundo Ecoponto inaugurado. //SONORA WAGNER SEIT YONEGURA//
A Itaipu Binacional investe desde 2017 no programa de Unidades de Valorização de Recicláveis. Projetos similares já foram conveniados com 52 municípios lindeiros ou da área de atuação da estatal. Dentro dessa modalidade, a usina arca com 70% a 90% do valor da obra. (Repórter: Flávio Rehme)