Governo do Estado fortalece a Polícia Civil no combate à corrupção no Paraná

12/05/2020
A Polícia Civil do Paraná criou novos mecanismos para a condução de investigações relacionadas à corrupção e lavagem de dinheiro. Foi criado um centro interno capaz de melhorar a capacidade de extração, pesquisa e análise de dados. Além disso, a mudança assegura a atuação de uma equipe multidisciplinar, com policiais civis de diversas áreas, além de peritos criminais da Polícia Científica, entre outros. Um decreto estadual de 6 de maio, publicado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, define o nome desta unidade como Divisão Estadual de Combate à Corrupção. Segundo o governador, este reforço nas atividades é fundamental para avançar o combate à corrupção no Estado.
Dentro da nova estrutura foi criado o Centro Integrado de Pesquisa e Análise de Dados, com atribuição para serviços tecnológicos voltados à extração, processamento e análise de dados e documentos de interesse das investigações relacionadas à corrupção. O decreto prevê a atuação de policiais civis especializados em inteligência, servidores que trabalham no Laboratório de Tecnologia de Combate à Lavagem de Dinheiro da Agência de Inteligência da Polícia Civil - e peritos criminais especializados em computação e contabilidade forenses, designados pela Polícia Científica. Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Rômulo Marinho Soares, os servidores capacitados das polícias Civil e Científica, atuando de forma integrada nas investigações de combate à corrupção, representam um grande avanço nesta área.
Segundo o delegado-geral Silvio Jacob Rockembach, o decreto reafirma o propósito de fazer do Paraná um Estado inovador na área de segurança pública.
Rockembach acredita que, com recursos tecnológicos de última geração e equipes multidisciplinares compostas por policiais civis, peritos criminais, auditores da Receita Estadual e da Controladoria Geral da União, as investigações de combate à corrupção e lavagem de dinheiro têm tudo para atingir nível de excelência. O delegado da Divisão Estadual de Combate à Corrupção, Allan Flore, avalia as mudanças como avanços para a Polícia, pois viabilizam alterações importantes. A Polícia Civil está com as inscrições abertas para o Concurso Público 2020. Elas devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.nc.ufpr.br. São ofertadas 400 vagas, sendo 50 para delegado de polícia, 300 para investigador e 50 para papiloscopista. (Repórter: Wyllian Soppa)