Governo do Estado entrega o Plano da Metrópole Paraná Norte

25/11/2019
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes, entregou o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte. A solenidade aconteceu no auditório do Senac, em Apucarana, na última sexta-feira. O documento foi entregue pelo secretário do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, a prefeitos que fazem parte da Metrópole Paraná Norte. Ele reúne estratégias e ações de desenvolvimento da macrorregião Norte, composta por quinze cidades no eixo Londrina-Apucarana-Maringá. Segundo o secretário Bernardo Jorge, para a elaboração do Plano foi realizada uma ampla pesquisa e diagnóstico da região, visando um planejamento para os municípios até 2035.
A elaboração do documento é financiado pelo BIRD, o Banco Mundial, coordenado pela Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes e desenvolvido pelo Consórcio Cobrape-Urbtec. O objetivo é criar um grande corredor de desenvolvimento sustentável e integrado, que ligará 15 municípios, situados ao longo das BR-369 e BR-376. Eles concentram um milhão e 500 mil habitantes e um PIB de 35 bilhões de reais, em área de área de mais de seis mil quilômetros quadrados.
O prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, representou os prefeitos da região ao destacar a importância do documento.
Segundo ele, este é um manual que vai auxiliar o poder público, a iniciativa privada, as universidades, entidades diversas e a sociedade civil sobre o que fazer a curto, médio e longo prazo para que a região continue avançando.
O Comitê de Coordenação do Eixo Paraná Norte será composto por um conselho participativo, com vagas para os prefeitos de Londrina, Apucarana e Maringá, mais três prefeitos dos demais municípios, dois representantes do Governo do Estado, um da sociedade civil organizada e um do setor empresarial. As diretrizes e sugestões de obras estruturantes serão avaliadas e podem ser viabilizadas com recursos do BIRD, mediante parceria com o Governo do Paraná e os municípios. A lista dos municípios incluídos no plano e outros detalhes do projeto estão disponíveis no site xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias. (Repórter: Rodrigo Arend)