Governo do Estado entrega material para pescadores de Pontal do Paraná, no Litoral

22/03/2019
O Governo do Estado entregou nesta sexta-feira equipamentos para a Colônia de Pescadores Z-5, em Pontal do Paraná, no Litoral que devem aumentar a renda e melhorar a estrutura de trabalho na localidade. O valor total do projeto é de 221 mil reais, sendo 216 mil o repasse da Secretaria de Estado da Agricultura e 4 mil e 400 mil reais de contrapartida da colônia. De acordo com o secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, que participou do evento, objetivo é fortalecer a colônia e dar apoio à pesca artesanal local, beneficiando diretamente 110 pescadores e indiretamente os 267 que integram a entidade. Ele destacou o processo de apoio realizado pela secretaria e órgãos parceiros. // SONORA NORBERTO ORTIGARA //
A pesca é desenvolvida no município por pescadores artesanais que comercializam a produção em bancas locais ou para revendedores que levam a produção a outros municípios, como Paranaguá e Curitiba. A colônia foi classificada pelo edital do programa Mais Renda no Campo, lançado em 2017 pelo Desan, Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria. Foram adquiridos 44 freezers, um trator, redes para pesca, mesas cadeiras, armários, computadores e impressoras. A diretora do Desan, Márcia Stolarski, afirmou que o projeto é importante para trazer melhorias para as atividades da pesca. Segundo o presidente da Colônia, Rubens Marcelino da Veiga, o projeto vai beneficiar nove comunidades: Maciel, Atami, Praia de Leste, Ipanema, Pontal do Sul, Shangri-la, Guapê, Barrancos e Carmeri. A Emater desenvolve há anos trabalhos de assistência técnica junto aos pescadores da região e acompanhou o projeto desde o início. (Repórter: Rodrigo Arend)