Governo do Estado e municípios discutem soluções para os aterros sanitários na região de Maringá, no Noroeste

28/11/2019
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo reuniu, em Maringá, 41 prefeitos da região Noroeste para discutir soluções para os aterros sanitários. O encontro aconteceu nesta terça-feira e foi realizado pela Divisão de Resíduos Sólidos da Secretaria, em conjunto com o Instituto Ambiental do Paraná, IAP, Ministério Público do Paraná e o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente e Habitação e Urbanismo de Maringá. O objetivo é buscar minimizar o impacto ambiental dos aterros no Estado. Foram apresentadas propostas de unir a destinação final de resíduos sólidos. O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, destacou a formação de um consórcio como solução, para a construção de um aterro ou ampliação de um já existente.
Os municípios que quiserem aderir deverão manifestar interesse por meio de um Protocolo de Intenção até o dia 10 de janeiro. O coordenador da Divisão de Resíduos Sólidos, Laerty Dudas, afirmou que, após a esta etapa, será encaminhada a busca por recursos por meio do Ministério Público. // SONORA LAERTY DUDAS //
A reunião é uma iniciativa que tem como objetivo encontrar soluções para a destinação final de resíduos sólidos no Estado. O problema dos resíduos foi identificado na Operação Percola, que fiscaliza as atividades dos aterros sanitários no Paraná. A operação foi realizada em Paranavaí e Maringá, no mês passado. Foram vistoriadas 63 áreas destinadas ao manejo de resíduos sólidos em 56 municípios da área da regional de Maringá. A ideia é ampliar a ação e replicar nas demais regiões do Estado. (Repórter: Rodrigo Arend)