Governo do Estado e Fundação Lemann discutem parceria para rede de ensino no Paraná

05/06/2019
O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário de Educação, Renato Feder, receberam nesta quarta-feira, no Palácio Iguaçu, representantes da Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos que mantém parcerias com diversos Estados para discutir a gestão da área. O objetivo é ampliar a cooperação iniciada em janeiro para melhorar os resultados do Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, já em 2020. Para diminuir o analfabetismo antes do 3º ano do ensino fundamental, o Estado e a Fundação Lemann planejam melhorar a integração com os municípios através de um programa de metas e incentivos financeiros. Também esteve na pauta um modelo de capacitação para os secretários municipais da Educação. O governador e o secretário de Educação apresentaram um plano para aumentar a oferta de escolas de Ensino Médio em tempo integral, alcançando mais de 100 escolas nos próximos quatro anos, para reduzir a evasão escolar. No ano passado, 89 mil estudantes matriculados abandonaram os estudos. Os representantes da Fundação Lemann também destacaram a diretriz da Secretaria de Educação de estabelecer um concurso para a escolha dos 32 novos chefes dos núcleos regionais, deixando de fazer o processo de indicação, medida que já é replicada por outros estados. O governador e o secretário destacaram, ainda, programas do Estado na área da Educação, como o Presente na Escola, que reúne estratégias de acompanhamento de frequência e combate ao abandono, e o Prova Paraná, que permite a avaliação periódica dos alunos para entender os problemas da alfabetização. A segunda prova será aplicada em 398 municípios na próxima semana. (Repórter: Wyllian Soppa)