Governo do Estado começa a planejar o Paraná a longo prazo

15/02/2019
A Secretaria de Estado do Planejamento já começou a montar grupos de trabalho para discutir projetos estruturantes do Paraná, de longo prazo, e também focado no Plano Plurianual, de 2020 a 2023. Inicialmente, vão ser constituídos sete grupos de trabalho: educação, segurança, saúde, infraestrutura, turismo, agricultura, além de inovação e gestão pública. No primeiro momento, cada grupo vai discutir as demandas setoriais para estabelecer as prioridades, definindo os projetos e prazos. Após a conclusão destes estudos iniciais, a pasta do Planejamento fará os estudos de viabilidade econômica, social e ambiental. Na sequência, de acordo com o secretário do Planejamento do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, um comitê de parcerias deverá analisar os projetos propostos pelos grupos de trabalho.// SONORA VALDEMAR BERNARDO JORGE.// Na próxima etapa, a pasta do Planejamento vai preparar o edital de licitação e repassar para a Secretaria responsável tocar os projetos. Na área da segurança pública, entre outras iniciativas, a Secretaria vai analisar o projeto Cidade da Polícia. A ideia é um espaço que deverá integrar as forças de segurança das três esferas de governo, incluindo desde guardas municipais até as polícias rodoviárias Estadual e Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Exército. Na área de infraestrutura, há algumas obras estruturantes que dependem de concessões, caso das rodovias do Anel de Integração, aeroportos e ferrovias. Segundo o secretário Valdemar Jorge, para fomentar a industrialização, é preciso ter infraestrutura de logística muito mais ampla do que a que o Paraná tem hoje.// SONORA VALDEMAR BERNARDO JORGE.// O comitê conjunto também vai discutir as concessões rodoviárias que serão licitadas pelo governo federal. O secretário reforçou que o Governo está focado para realizar um processo rápido, transparente e com redução de tarifa para os paranaenses. Ele ainda acrescentou que, em paralelo, é importante criar um ambiente favorável para que os investidores estrangeiros se sintam seguros a fazer aportes no sistema ferroviário do Estado, que é um modal menos poluente e mais barato. No modal aeroviário, o governo paranaense já apresentou à União os pleitos em relação à concessão de quatro aeroportos do Estado, Afonso Pena, em São José dos Pinhais; Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu. Estes terminais fazem parte do pacote que vai ser licitado pelo governo federal no próximo mês de março. (Repórter: Amanda Laynes)