Governo do Estado atua para combater abuso contra crianças e adolescentes e promove ação neste sábado, em Curitiba

17/05/2019
Como parte das ações do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescente, lembrado neste dia 18 de maio, a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho monta neste sábado um estande em Curitiba para conscientizar a população e divulgar a Força-Tarefa Infância Segura. A ação acontece das 9 da manhã às 5 da tarde, em frente ao Palácio Iguaçu, durante a vigésima quinta edição da Marcha para Jesus. Implantado em fevereiro deste ano pela Secretaria da Justiça, o programa Força-Tarefa Infância Segura é um dos mais abrangentes do Estado para estabelecer atividades de prevenção e combate aos crimes contra crianças e adolescentes. De acordo com o secretário Ney Leprevost, esta é de uma iniciativa prioritária e importante por conciliar o apoio de diversos órgãos. // SONORA NEY LEPREVOST //
Pela primeira vez desde o lançamento Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cedca, vai fazer parte da construção conjunta do Plano Plurianual para o período de 2020-2023 da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho. O convite reforça o compromisso do Estado com a infância e foi feito nesta sexta-feira. Neste mês, os escritórios regionais da secretaria, em parceria com as prefeituras e as redes municipais de educação e a de proteção, também promovem ações de conscientização, como palestras e oficinas nas escolas municipais, passeatas e outras atividades. Em todo o país, entre 2011 e 2017, foram registrados 184 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes na rede pública de saúde brasileira, segundo dados do Governo Federal. As notificações mostram que as crianças e adolescentes são geralmente agredidos em casa, por agressores do sexo masculino, que mantinham vínculo de parentesco ou amizade com as vítimas. A secretaria de Justiça, Família e Trabalho reforça o canal de denúncias do Governo do Paraná, o 181, que pode ser acionado por telefone ou internet no endereço www.181.pr.gov.br. (Repórter: Rodrigo Arend)