Governo do Estado apoia fortalecimento da agroindústria familiar no Sul do Paraná

15/11/2021
A Cooperativa Agroecológica Vale do Iguaçu, Cooavi, de Cruz Machado, no Sul do Paraná, inaugurou nesta sexta-feira, uma agroindústria para transformação, armazenamento, embalagens e transporte da produção de frutas, hortaliças, verduras, feijão, mel, erva-mate e sucos. Com recursos oriundos do programa Pró-Rural, o barracão em alvenaria com área de 170 m² tem valor aproximado da obra de 427 mil reais. O espaço agora tem mesa para lavagem de hortifruti, envasadora de alimentos e processador. O objetivo é atender o comércio regional como supermercados e programas governamentais como o Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa de Aquisição de Alimentos e Compra Direta Paraná, beneficiando 52 cooperados.
A organização dos agricultores, o apoio da assistência técnica e programas de governo estão ajudando a fortalecer a agroindústria na Região Sul do Paraná.
Também vão ser destinados cerca de 415 mil reais à Cooavi por meio do programa Coopera Paraná, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, para aquisição de um caminhão, um carro e mais equipamentos para a agroindústria.
Outra iniciativa de fomento à agroindústria será em Paulo Frontin. Nesta sexta-feira, foi assinado um convênio que destina aproximadamente 173 mil reais ao município de recursos do Programa de Revitalização da Vitivinicultura Paranaense. O valor vai viabilizar a compra de mudas, palanques e outras ferramentas para montar cerca de 10 hectares para produção de uvas e ajudar os produtores a aumentar a renda. (Repórter: Flávio Rehme)