Governo do Estado amplia estrutura e atendimento de saúde a travestis e transexuais

15/07/2021
O Governo do Estado está ampliando a estrutura de atendimento de saúde a travestis e transexuais, o que vai aumentar a capacidade em 50%. O Centro de Pesquisa e Atendimento a Travestis e Transexuais vai ser integrado às dependências do HIRC, Hospital de Infectologia e Retaguarda Clínica Oswaldo Cruz, e com isso, vai dar uma atenção mais qualificada e permanente a essas pessoas.
O serviço, localizado em Curitiba, é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e um dos dez habilitados pelo Ministério da Saúde de Atenção Especializada no Processo Transexualizador na modalidade ambulatorial no Brasil.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, visitou as obras do novo espaço nesta quarta-feira. Ele destacou que esse atendimento é muito importante e abrange diversas pessoas que merecem todo respeito, garantindo o acesso à saúde e qualidade na assistência prestada. //SONORA BETO PRETO//
O prédio que vai ser utilizado como nova unidade do Centro de Pesquisa está passando por uma adequação e modernização de espaço, considerando as normas vigentes de Vigilância Sanitária.
A obra é executada em conjunto com a equipe do Complexo Hospitalar do Trabalhador, CHT, que integra o HIRC, com o custo somente do material utilizado. Inicialmente, o investimento do Governo do Estado nesta reestruturação de espaço é de aproximadamente 300 mil reais. A expectativa é de que a obra seja finalizada em até três meses. Beto Preto destacou que é um trabalhando em prol da saúde de todos os paranaenses. //SONORA BETO PRETO//
Inaugurado em dezembro de 2013, o Centro de Pesquisas já atendeu cerca de 850 usuários, provenientes de diversos municípios do Estado, sendo 54% mulheres trans e 46% homens trans. Destes, aproximadamente 400 permanecem como usuários ativos e em efetivo acompanhamento multiprofissional.
A porta de entrada para o serviço oferecido pelo Governo do Estado é a unidade de saúde. O trabalho oferece assistência diagnóstica e terapêutica às pessoas com indicação para a realização do processo transexualizador, que inclui o bem-estar psicossocial e clínico de travestis e transexuais durante a vivência e/ou adequação à identidade de gênero.
O fornecimento de hormonioterapia é realizado na farmácia do HIRC, para usuários que fazem acompanhamento multiprofissional no Centro. Só em 2020, foram disponibilizados 79.152 medicamentos que auxiliam neste processo, além da realização de 10.414 exames laboratoriais contratualizados pela Secretaria.
Para as pessoas de outras regiões do Estado que são encaminhadas ao Centro, é ofertado o serviço de Tratamento Fora do Domicilio. Trata-se de um instrumento legal que visa garantir, pelo SUS, o tratamento de média e alta complexidades nas condições de saúde não tratáveis no município de origem. (Repórter: Flávio Rehme)