Governo do Estado amplia apoio aos municípios com investimento de R$ 1,9 bilhão no primeiro semestre de 2021

05/08/2021
A SEDU, Secretaria estadual do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas mantém o ritmo de trabalho, mesmo com as dificuldades impostas pela Pandemia da Covid-19. No primeiro semestre deste ano, realizou 3.249 ações de apoio ao desenvolvimento urbano, em benefício de municípios de todas as regiões do Estado. As realizações foram possíveis com o investimento de um bilhão e 900 milhões de reais, aplicado na pavimentação de vias, projetos de urbanização, construção de edifícios públicos e na aquisição de máquinas, equipamentos e serviços.
De acordo com o secretário João Carlos Ortega, a ação do governo é fundamental no estímulo às economias locais. E quando a ação é concluída a população tem o benefício da nova Unidade de Saúde, do asfalto em frente de casa e de tantos outros benefícios. //SONORA JOÃO CARLOS ORTEGA//
A participação direta do Governo se destaca com o volume de recursos repassados por Transferência Voluntária, que alcançou o valor de 965 milhões e 300 mil reais. Os 963 milhões de reais restantes foram viabilizados via operações de crédito e contrapartidas municipais.
Do total de investimentos, um bilhão e 200 milhões de reais corresponde a 2.588 obras, concluídas e entregues à população. Outras 417 ações continuam em execução e correspondem ao investimento de 546 milhões de reais.


O trabalho desenvolvido pela SEDU no primeiro semestre do ano vai ser responsável, também, por muita atividade nos municípios até o final do ano: seis ações já receberam aprovação técnica, em outras 145 ações, as prefeituras já têm a autorização para licitar os projetos; 24 ações têm autorizadas as contratações dos executores; 42 ações estão contratadas e 27 ações, além de contratadas, já têm cronograma de execução.
A classificação por tipo de projeto mostra a pavimentação de vias como a principal demanda dos municípios atendida pelo Governo, com um total de 1.044 ações. Já a aquisição de máquinas e equipamentos para serviços urbanos e rurais ou para a manutenção de ruas e estradas, somou 615 realizações. (Repórter: Flávio Rehme)