Governo do Estado, Poder Judiciário, Ministério Público e entidades assinam pacto pela infância

20/02/2019
Unir esforços para um trabalho integrado pela infância é a missão da Força-Tarefa Infância Segura, de Prevenção e Combate a Crimes Contra a Criança. A ação foi idealizada pela Secretaria de Estado de Justiça, Trabalho e Família, com o objetivo de estabelecer no Paraná a integração das políticas públicas com ações coordenadas para o acolhimento e o atendimento integral às crianças vítimas de violência. O secretário de Justiça, Trabalho e Família, Ney Leprevost, afirmou que a defesa da infância é uma prioridade, e foi determinado o esforço máximo dentro da secretaria para este tema.
A partir da ideia inicial, a força-tarefa ganhou adesão e apoio de outros órgãos, como o Judiciário e Ministério Público, além de instituições e organizações não-governamentais. Para comandar os trabalhos, foi designado o novo diretor do Departamento de Justiça da Secretaria, Felipe Hayashi, que é ex-chefe da Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros no Paraná e integrante da força-tarefa da Operação Lava Jato desde 2014. De acordo com ele, o sucesso das ações depende do trabalho integrado de todos os agentes envolvidos. // SONORA FELIPE HAYASHI //
Após o lançamento da Força-Tarefa, duas outras ações já estão programadas: uma operação integrada de proteção às crianças no carnaval e a realização do Primeiro Seminário Estadual de Prevenção, Combate e amparo aos Crimes e Violências contra a Criança e o Adolescente. Outro importante objetivo será a criação de um Serviço Integrado de Recebimento e Monitoramento de Denúncias envolvendo o estado e as redes de proteção nos municípios. O relatório do Disque-Denúncia 181 mostra que o número de ligações vem crescendo, e no ano passado foram 1.440 denúncias registradas. A maior parte é por conta de violência física, violência sexual e negligência. (Repórter: Rodrigo Arend)