Governo avalia serviço de saúde dos servidores estaduais

08/03/2021
Está aberta a todos os servidores estaduais efetivos, aposentados e pensionistas a oportunidade de avaliar o serviço de atendimento médico e hospitalar oferecido pelo do Governo do Estado, o Saúde do Servidor. A partir desta semana, chega por e-mail o direcionamento à pesquisa formulada pela CGE, Controladoria Geral do Estado , com o objetivo de monitorar o serviço, principalmente, durante a pandemia. Raul Siqueira, controlador-geral do Estado, explicou que a preocupação é com o bem-estar dos servidores, afirmando que para que se possa estudar melhorias, é necessário conhecer a situação atual, cujo panorama só pode ser dado pelos usuários, razão pela qual foi solicitada a participação de todos. Apesar de ter sido envidado e-mail para cada servidor, o formulário da pesquisa é anônimo. Trata-se de formulário eletrônico, em que o usuário deve apenas marcar opções, que determinam o seu perfil diante do Saúde do Servidor, além de registrarem os principais usos do serviço. O trabalho é coordenado pela Ouvidoria-Geral do Estado, vinculada à CGE. A pesquisa também atende lei que determina às ouvidorias a promoção da participação do usuário e o acompanhamento da prestação de serviços, para garantir a efetividade do atendimento. Atualmente, trabalham no Governo do Estado cerca de 130 mil servidores efetivos, incluídas as carreiras da educação, da segurança e da saúde. O número de usuários do serviço, porém é muito maior, pois engloba dependentes, aposentados e pensionistas. Os servidores efetivos, aposentados e pensionistas têm até 9 de abril para responder a pesquisa. O resultado será analisado pelas equipes da CGE e da Secretaria Estadual da Administração e da Previdência. Raul Siqueira acrescentou também que essa pesquisa se soma a outros estudos para melhorar o atendimento à população e à outras iniciativas do Governo do Estado, citando o CGE-Itinerante que faz pesquisas in loco com usuários dos serviços do Estado, justificando porém que, neste momento, estão acompanhando a distribuição de vacinas para os municípios. Em paralelo, ele citou o Programa de Integridade e Compliance, para resgatar a imagem do serviço público pautado na ética, afirmando ainda que mudando a cultura do serviço público, mudasse a sua imagem e, consequentemente, melhorasse o atendimento à população. (Repórter Rudi Bagatini).