Governo aplica 17 milhões de reais em projetos para rodovias e ferrovias

03/01/2021
O Governo do Paraná, por meio da parceria do DER/PR, Departamento de Estradas de Rodagem com o BID, Banco Interamericano do Desenvolvimento, garantiu ao longo de 2020 a contratação de dez projetos executivos de engenharia para futuras obras em rodovias estaduais e na malha ferroviária da Ferroeste.Somados, esses investimentos são de 17 milhões e 500 mil reais.Foram quatro projetos contratados no primeiro semestre e mais seis no segundo semestre.Esses contratos estão incluídos no Banco de Projetos para obras de infraestrutura do Governo do Estado e contam com financiamento do BID.Lançado em 2019, o banco disponibiliza 350 milhões de reais para projetos executivos e envolve, além da reestruturação de rodovias, obras em ferrovias e na área da segurança pública.Boa parte desses recursos vem do BID.Os seis novos contratos são para os projetos executivos de pavimentação da PR-239, no trecho Mato Rico/Roncador; de duplicação e restauração da PR-506, em Campina Grande do Sul; de duplicação, restauração e implantação de vias marginais da PR-412, no trecho Matinhos/Pontal do Paraná; de pavimentação e construção de variante nas PRs-574 e 575, no trecho entre Nova Aurora/Cafelândia/Tupãssi; de restauração e ampliação de capacidade da PRC-466, lote 1, no trecho de Pitanga a Turvo e, ainda, o projeto de tratamento de pontos críticos de escorregamento de taludes na malha ferroviária da Ferroeste.Segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a concepção do Banco de Projetos é resolver os principais gargalos da infraestrutura paranaense.Ele destaca os investimentos nas ferrovias e rodovias. // SONORA SANDRO ALEX // Para o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti, os novos contratos assinados vão proporcionar futuras obras em pontos estratégicos da malha rodoviária estadual.Ele fala sobre o Banco de Projetos e também das expectativas para o ano de 2.021. // SONORA FERNANDO FURIATTI // Outros quatro projetos foram contratados no início de 2020, também financiados pelo BID, e já estão em andamento desde o primeiro semestre.Outros dois projetos já estão com estágio avançado na licitação e devem ser assinados até o início de 2021, também resultado do financiamento do BID.Outras informações podem ser conferidas no site da Agência de Notícias, xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias . (Repórter: Marcelo Galliano)