Governo Federal adia teste de alerta de desastres climáticos em Morretes e União da Vitória

17/07/2024
O teste do novo sistema de alertas de desastres climáticos, previsto para este sábado em Morretes e União da Vitória, foi adiado pelo Governo Federal, que definirá uma nova data. O alerta seria exibido nos celulares das áreas afetadas pelo sistema Cell Broadcast, enviando mensagens automaticamente. O adiamento ocorreu para alinhar os planos de contingência dos municípios participantes e devido à indisponibilidade de agenda das autoridades envolvidas. O sistema também seria testado em cidades de sete estados, incluindo Angra dos Reis, Blumenau e Uberlândia. O novo sistema, diferente dos alertas via SMS, WhatsApp e Telegram, envia mensagens diretamente para a tela do celular com um alerta sonoro, mesmo no modo silencioso. Será usado apenas para alertas de alta severidade, permitindo que os municípios implementem seus planos de contingência com o apoio da Defesa Civil e forças de segurança. O objetivo é avisar moradores de áreas em risco iminente de desastres climáticos, como chuvas intensas e deslizamentos, ajudando a população a se preparar adequadamente. (Repórter: Gabriel Ramos)