Governador vistoria obras para conter desmoronamentos em rodovias de União da Vitória

05/09/2024
O governador Carlos Massa Ratinho Junior vistoriou nesta quinta-feira as obras de contenção e estabilização de taludes do Morro da Dona Mercedes, nas PRC-466 e da PRC-476, em União da Vitória, no Sul do Estado. O Governo do Estado está investindo mais de 31 milhões e meio de reais no projeto, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, DER/PR, autarquia da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística. // SONORA RATINHO JUNIOR //

O projeto foi iniciado de forma emergencial em abril deste ano, nos dois lados do morro, com previsão de conclusão em 12 meses. A encosta, com altura variando de 50 a 90 metros, é considerada de “risco muito alto” pela Defesa Civil do Estado, devido à possibilidade de desmoronamento de pedras. A situação pode ser agravada quando há um volume de chuvas muito alto na região, conforme atestam os laudos do Instituto Água e Terra, IAT. A Prefeitura de União da Vitória também emitiu um decreto de situação de risco. Com histórico constante de deslizamentos, o local, que fica próximo à Ponte dos Arcos, também compromete a segurança viária de quem trafega pelas rodovias, agravando a possibilidade de acidentes. Além de colocar em risco a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres, os deslizamentos também comprometem a economia local com as constantes interdições da via. Até o final de agosto, a empresa responsável pela obra já finalizou as escavações sentido bairro e agora está construindo o muro para contenção das pedras, com 30% dos trabalhos realizados e previsão de conclusão até o final do ano. O governador citou os estudos para a contenção das cheias do Rio Iguaçu na cidade, que foram contratados pelo Governo do Estado e estão sendo feitos pela Universidade Livre do Meio Ambiente. O estudo tem por objetivo a elaboração de pesquisas, levantamentos de dados primários e secundários e o desenvolvimento de metodologia para avaliação e análise da viabilidade técnica, econômica e ambiental de infraestruturas a serem projetadas para contenção de cheias e inundações, sem prejudicar a lâmina d’água no Rio Iguaçu, visando minimizar alagamentos que atingem periodicamente a região. (Repórter: Victor Luís)