Governador entrega 40 carros para reforçar saúde da família em Curitiba

12/11/2021
O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta quinta-feira 40 carros para reforçar a estratégia de Saúde da Família em Curitiba. Os automóveis foram adquiridos pela secretaria estadual de Saúde e somam 1 milhão e 300 mil reais em investimentos.

Os veículos fazem parte da maior renovação da frota da Saúde no Paraná: um pacote de 1.211 automóveis adquiridos para os 399 municípios paranaenses. Cada carro teve o valor de 34 mil e 500 reais, somando mais de 41 milhões e 700 mil investidos pelo Governo do Estado.

Ratinho Junior destacou que a entrega dos veículos faz parte da estratégia de descentralização do atendimento da Saúde.// SONORA RATINHO JUNIOR.//

A entrega triplica o número de carros disponíveis para a estratégia no município. Até então, eram 20 veículos para os dez distritos sanitários da cidade. Agora, a frota passa a ser três vezes maior, com 60 automóveis. Os novos veículos são do modelo Gol, da Volkswagen, com motor 1.0, ar-condicionado, direção hidráulica e quatro portas.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, ressaltou o volume de novos atendimentos que vão ser possíveis com os novos veículos.// SONORA BETO PRETO.//

Segundo a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, a cidade possui 185 equipes de medicina voltadas à atenção primária, prevenindo ou intervindo de forma precoce em doenças. Ela destacou que os carros vão ajudar os profissionais a desenvolver esse trabalho de forma mais eficaz, já que muitas vezes ele é limitado pela distância e pelo tempo de deslocamento.// SONORA MÁRCIA HUÇULAK.//

O evento foi realizado no Parque Barigui, onde funcionou, de janeiro a setembro, o maior ponto de vacinação contra a Covid-19 de Curitiba: o Pavilhão da Cura.

O prefeito Rafael Greca destacou o caráter simbólico da entrega.// SONORA RAFAEL GRECA.//

Essa é a 10ª entrega de veículos realizada pelo Governo do Estado. No total, já foram distribuídos 478 dos 1.211 automóveis. Ao longo das últimas semanas, receberam automóveis as Regionais de Saúde de Francisco Beltrão, Paranaguá, Maringá, Foz do Iguaçu, União da Vitória, Região Metropolitana de Curitiba, Santo Antônio da Platina, Cornélio Procópio e Cascavel.

Na Região Metropolitana de Curitiba, além da Capital, já receberam carros os municípios de Colombo, Campina Grande do Sul e Bocaiúva do Sul. A divisão dos veículos é realizada de acordo com o número de equipes da Saúde da Família em cada município. (Repórter: Felippe Salles)