Governador apresenta projeto do Canal do Varadouro no maior evento náutico da América Latina
19/09/2024
O governador Carlos Massa Ratinho Junior apresentou nesta quinta-feira, durante o São Paulo Boat Show 2024, o projeto de reativação do Canal do Varadouro, entre os litorais do Paraná e São Paulo. O canal, com cerca de 6 quilômetros de extensão, conecta Paranaguá a Cananéia, passando pela Ilha das Peças e Ilha de Superagui. O projeto, elaborado pela Unilivre em parceria com o Paraná Projetos, visa melhorar a navegabilidade do canal, facilitando a vida das comunidades ribeirinhas e fomentando o turismo de base comunitária na região. Ratinho Junior destacou que a exploração da atividade náutica na região faz parte de um grande planejamento do Governo do Estado para o desenvolvimento dos diferentes segmentos turísticos do Paraná. // SONORA RATINHO JUNIOR //
Para o governador, o Brasil ainda não explora todo o potencial que existe no segmento, que movimenta não apenas os serviços nas regiões costeiras, como também toda a cadeia do setor, com a construção de marinas e a indústria de embarcações. // SONORA RATINHO JUNIOR //
O projeto inclui a abertura do canal, que terá 30 metros de largura onde as margens estão mais afastadas e 20 metros onde estão mais próximas. A profundidade será aumentada para 2,4 metros com dragagem. Serão instalados 160 sinais náuticos, principalmente boias. Além disso, serão construídos apoios náuticos com estruturas de madeira, incluindo banheiros, conveniências, ambulatório e áreas de espera. Em Guapicu, Sebuí e Barbados, serão feitos trapiches e apoios menores. Já em Superagui e Ilha das Peças, com mais turistas, serão construídos trapiches e apoios maiores. Em Ararapira, será criado apenas um trapiche para melhorar o acesso à comunidade. De acordo com o Anuário da Marinha de 2021, o Paraná possui a terceira maior malha náutica do Brasil, com 95 mil e 168 embarcações, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Entre as embarcações turísticas, o Paraná também está em terceiro lugar, com 44 mil e 761 unidades, indicando que quase metade das embarcações no estado são usadas para turismo náutico. Além disso, o Paraná é o segundo estado com mais lanchas, totalizando 35 mil e 200, o que representa 15,1% do total de lanchas no Brasil. (Repórter: Gabriel Ramos)
Para o governador, o Brasil ainda não explora todo o potencial que existe no segmento, que movimenta não apenas os serviços nas regiões costeiras, como também toda a cadeia do setor, com a construção de marinas e a indústria de embarcações. // SONORA RATINHO JUNIOR //
O projeto inclui a abertura do canal, que terá 30 metros de largura onde as margens estão mais afastadas e 20 metros onde estão mais próximas. A profundidade será aumentada para 2,4 metros com dragagem. Serão instalados 160 sinais náuticos, principalmente boias. Além disso, serão construídos apoios náuticos com estruturas de madeira, incluindo banheiros, conveniências, ambulatório e áreas de espera. Em Guapicu, Sebuí e Barbados, serão feitos trapiches e apoios menores. Já em Superagui e Ilha das Peças, com mais turistas, serão construídos trapiches e apoios maiores. Em Ararapira, será criado apenas um trapiche para melhorar o acesso à comunidade. De acordo com o Anuário da Marinha de 2021, o Paraná possui a terceira maior malha náutica do Brasil, com 95 mil e 168 embarcações, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Entre as embarcações turísticas, o Paraná também está em terceiro lugar, com 44 mil e 761 unidades, indicando que quase metade das embarcações no estado são usadas para turismo náutico. Além disso, o Paraná é o segundo estado com mais lanchas, totalizando 35 mil e 200, o que representa 15,1% do total de lanchas no Brasil. (Repórter: Gabriel Ramos)