Governador Ratinho Junior vistoria início das obras do Trevo Cataratas, em Cascavel

29/10/2020
O governador Carlos Massa Ratinho Junior vistoriou nesta quinta-feira, as obras de modernização do Trevo Cataratas, em Cascavel, no Oeste do Estado. As máquinas começaram a operar nesta semana em uma das vias marginais, no sentido Corbélia, na primeira etapa da modernização do entroncamento rodoviário.
Ratinho Junior diz estar feliz por participar do início das obras, ele explica que foi criada uma estratégia de ter passagens alternativas para que o fluxo e as obras coexistam. //SONORA RATINHO JUNIOR//
O governador lembrou ainda, que essa obra foi priorizada pelo Estado pela dimensão e capacidade de transformação do Oeste em um vetor ainda mais forte do desenvolvimento do agronegócio. //SONORA RATINHO JUNIOR//
A Ecocataratas, concessionária que administra a BR-277 entre Guarapuava e Foz do Iguaçu, iniciou as obras de readequação da via marginal entre a BR-369 e a BR-476, local que não impacta no trânsito do trevo. Essa intervenção faz parte da execução das vias que serão utilizadas para desviar o tráfego durante o período de obras do trevo, localizado no km 584 da rodovia.
Conforme previsto, em setembro foram iniciadas a realocação de algumas interferências, como postes e placas, além da implantação da sinalização vertical. Agora os trabalhos avançam para a via marginal, que vai estar bloqueada para o tráfego de veículos, mantendo acesso somente às empresas situadas nesta região e aos moradores do bairro Presidente.
Em paralelo, o DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná e a Ecocataratas finalizam o processo administrativo das três desapropriações necessárias e as planilhas financeiras da obra. São poucas negociações com os proprietários porque o desenho do projeto teve como ideia evitar grandes interferências.
Charlles Hostings, superintendente regional do DER-PR em Cascavel, disse que a expectativa é terminar essa etapa das marginais entre março e abril do ano que vem. //SONORA CHARLLES HOSTINGS//
Segundo Silvio Caldas, superintendente da Ecocataratas serão mais de 200 pessoas trabalhando no pico da obra. //SONORA SILVIO CALDAS//
A obra, no valor de 82 milhões de reais, vai contar com a construção de dois viadutos de 900 metros, passarelas com escadas e rampas, nove quilômetros de vias, 230 novos postes de iluminação e dois quilômetros de redes de bueiros. Ela integra um pacote de projetos que começaram a ser executados com recursos do acordo de leniência, de 400 milhões de reais, firmado pela Ecorodovias com o Ministério Público Federal.
Uma condição imposta pelo órgão ambiental estadual à concessionária para aprovar a obra foi a obrigação de que o trevo tenha bacias de contenção subterrâneas. (Repórter: Flávio Rehme)