Governador Ratinho Junior propõe um Paraná inovador, inteligente e tecnológico

05/02/2019
O governador Carlos Massa Ratinho Júnior afirmou, nesta terça-feira, que o objetivo da nova gestão é transformar o Paraná em um Estado inovador, inteligente e tecnológico. A declaração foi dada para cerca de 100 investidores reunidos no Paraná Day, um evento inédito no País e que é realizado em Curitiba pela XP Investimentos, empresa criada para fazer a ponte entre o poder público e os investidores. O Governo do Estado apresentou o Programa de Parcerias do Paraná e os planos de trabalho da Sanepar, Copel, Agepar e Celepar para os próximos quatro anos. Ratinho Júnior ressaltou que a escolha do Paraná para estrear essa aproximação entre empresários e o Poder Público mostra que o Estado criou um ambiente inédito de bom relacionamento em todas as áreas.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//O governador citou referenciais do Estado como a mão de obra qualificada, bons índices de investimentos nas grandes cidades, a localização geográfica e o potencial inovador do agronegócio. Ele também destacou que o Paraná experimenta sintonia inédita com o governo federal, os três senadores e a bancada da Câmara dos Deputados. O programa de parcerias, segundo Ratinho Junior, alinha o planejamento de médio e longo prazo do Estado e envolve a Copel, Sanepar, Celepar e Agepar.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//O governador ressaltou que tem como desafio transformar o Paraná em um hub logístico da América do Sul a partir da ligação entre o Porto de Paranaguá e o Porto de Antofagasta, no Chile. A proposta já foi apresentada ao presidente Jair Bolsonaro. O Governo do Paraná é o principal acionista da Copel, maior empresa do Estado e trigésima quinta do país. O presidente Daniel Pimentel Slaviero, afirmou que a companhia mostrou para os investidores que o foco para os próximos anos é na disciplina financeira e no aprimoramento no DNA da empresa, que é gerar, distribuir e comercializar energia.// SONORA DANIEL PIMENTEL SLAVIERO//O presidente da Sanepar, Claudio Stábile, destacou os índices da empresa na apresentação que fez aos investidores. A companhia atende 345 municípios com 100% de atendimento com água potável e 72% de atendimento com rede coletora de esgoto. Claudio Stábile afirmou que a Sanepar projeta 7 bilhões e 120 milhões de reais de investimentos entre até 2023.// SONORA CLAUDIO STÁBILE//O evento reuniu cerca de 100 investidores no Hotel Sheraton Four Points, em Curitiba. Segundo o coordenador institucional empresa, Leandro Salles Santos, a empresa entende que não faltam projetos de investimento no País, e sim confiança de quem empreende.// SONORA LENADRO SALLES SANTOS//O objetivo da apresentação do presidente da Celepar, Allan Costa, foi mostrar um planejamento voltado para a inteligência como serviço. Uma das prioridades é a criação de uma plataforma de tecnologia aberta para empresários e para os setores industrial e do agronegócio. Para isso, a ideia é usar os ativos tecnológicos e a rede de universidades estaduais do Paraná, que está produzindo conhecimento e tecnologia, para ampliar a oferta de soluções empresariais. (Repórter: Priscila Paganotto)