Governador Ratinho Junior entrega relatório ambiental da Nova Ferroeste ao Ibama

24/11/2021
O projeto da Nova Ferroeste deu mais um passo importante nesta quarta-feira. O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve em Brasília, onde entregou o RIMA, Relatório de Impacto Ambiental do empreendimento, ao presidente do Ibama, Eduardo Bin. Além disso, ele e o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, se reuniram com técnicos do órgão ambiental em Brasília para tratar do projeto. Ratinho Junior destacou que a participação de diversos órgãos federais na execução do EIA, Estudo de Impacto Ambiental, também é essencial para solicitar o licenciamento. A Secretaria de Infraestrutura e Logística protocolou nesta terça o EIA e o RIMA da Nova Ferroeste, uma das etapas do pedido de Licença Prévia. O relatório foi feito em menos de um ano. Isso só foi possível porque a análise ambiental foi elaborada ao mesmo tempo que o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental. Segundo o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, essa engenharia simultânea trouxe inúmeras vantagens para o projeto.// SONORA LUIZ HENRIQUE FAGUNDES.//

O projeto da Nova Ferroeste é uma proposta do Governo do Estado, que prevê uma ligação férrea entre Maracaju, no Mato Grosso do Sul, e o Porto de Paranaguá, além da ampliação e modernização do trecho já existente, entre Cascavel e Guarapuava, e novos ramais até o Mato Grosso do Sul e Foz do Iguaçu. O Ibama iniciou a pré-análise do estudo e deve divulgar nas próximas semanas o prazo oficial para convocação das audiências públicas a serem realizadas no início de 2022. Os locais são definidos pelo órgão licenciador, as audiências serão realizadas pela Nova Ferroeste com acompanhamento de técnicos do governo federal. A população das regiões abrangidas pelos trilhos da nova estrada de ferro vai poder conhecer detalhes do projeto e dar sugestões de ações para evitar, mitigar ou compensar o impacto ambiental. Será uma oportunidade para tirar dúvidas sobre o empreendimento, fazer sugestões e críticas. Antes do parecer final, os técnicos do Ibama vão retornar a alguns locais do traçado para realizar uma vistoria de avaliação. (Repórter: Wyllian Soppa)