Governador Ratinho Junior e Ministro Sérgio Moro discutem reforço da segurança na região de fronteira

16/09/2019
O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, se encontraram nesta segunda-feira, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, para discutir detalhes da implementação do primeiro escritório de inteligência integrado na fronteira de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, chamado Projeto Fusion. A iniciativa deve começar as atividades até o fim do ano e é inspirada na estrutura do governo norte-americano que integra forças de segurança locais, estaduais e federais. O governador Ratinho Junior afirmou que a instalação do escritório é um importante complemento para a estratégia de integração das forças de segurança. // SONORA RATINHO JUNIOR //
O escritório vai funcionar em uma área do Parque Tecnológico de Itaipu por cinco anos. A hidrelétrica vai bancar os custos iniciais, de 3 milhões de reais. Depois será erguido um prédio para tornar o projeto definitivo. O governador colocou as polícias paranaenses à disposição do Ministério da Justiça e Segurança Pública e destacou que as forças estaduais já atuam de forma integrada. Pelo menos 16 instituições devem trabalhar na implementação do novo projeto de segurança, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Agência Nacional de Inteligência. O escritório deve abrigar um núcleo do Centro Integrado de Inteligência, reunindo informações dos três estados do Sul do Brasil. O objetivo é fortalecer o combate ao crime organizado numa região de tríplice fronteira, entre Brasil, Argentina e Paraguai. Além de apoio operacional para as ações fronteiriças, o Fusion Center também auxiliará investigações que estão em andamento em todo o País. A gestão será feita pela Polícia Federal. Ainda nesta segunda-feira, em Curitiba, o ministro Sergio Moro participou da abertura da Quinta edição do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias, do Ministério da Justiça e da Segurança Pública. O evento tem duração de uma semana e as discussões são direcionadas aos delegados da Polícia Civil, a para compartilhar experiências no combate ao crime organizado, corrupção e lavagem de dinheiro. (Repórter: Rodrigo Arend)