Governador Ratinho Junior determina redução nas taxas de financiamento aos municípios

06/06/2019
O governador Carlos Massa Ratinho Junior determinou uma redução nas taxas de juros e atualização nas condições de enquadramento dos municípios atendidos pelo Sistema de Financiamento aos Municípios. O sistema que financia obras de infraestrutura, construções e compra de máquinas e equipamentos para prefeituras, tem redução média de 15% nas taxas fixas de juros. Em algumas situações, a queda pode chegar a 22%. O governador afirmou que as atuais taxas foram definidas em um contexto no qual a taxa básica de juros da economia era mais do que o dobro da atual e a economia do país estava crescendo. De acordo com ele, a ideia é adequar as condições para que as prefeituras possam investir e promover o desenvolvimento local com novas obras de infraestrutura para melhorar a qualidade de vida das pessoas.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//Além da redução de juros, vai ser alterado o critério para definir as taxas. Antes, apenas municípios com menor número de habitantes tinham acesso a juros menores. No novo modelo vai ser considerado também o IPDM, Índice Ipardes de Desenvolvimento Municipal, indicador que mede o desempenho dos municípios considerando as dimensões de renda, emprego e agropecuária, saúde e educação. Assim, segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega, cerca de 80 municípios com IPDM baixo ou médio baixo, ou seja, com índice menor do que 0,6, podem ser beneficiados com taxas ainda mais acessíveis.// SONORA JOÃO CARLOS ORTEGA//Houve também o aumento do prazo para começar o pagamento em financiamentos para construção de escolas, hospitais e postos de saúde, que passou de 12 para 24 meses. Segundo o presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, o modelo paranaense do Sistema de Financiamento aos Municípios é considerado exemplar no país, mas a atualização de processos e das taxas se mostrou urgente diante do acirramento da concorrência de outras instituições junto ao público alvo.// SONORA HERALDO NEVES//O Sistema de Financiamento aos Municípios atua como um tripé formado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, tendo o Paranacidade como agente técnico operacional e a Fomento Paraná como agente financeiro. O sistema conta hoje com mais de 1 bilhão e 840 milhões de reais em recursos contratados e atendeu, nos últimos anos, em torno de 320 municípios de todas as Regiões do Paraná. (Repórter: Priscila Paganotto)