Governador Ratinho Junior destaca logística e industrialização para fortalecer agronegócio

08/04/2021
Investimentos nos diferentes modais logísticos para melhorar o escoamento da safra, apoio a cooperativas e produtores rurais para incentivar a agroindustrialização e a vocação do Paraná na produção de alimentos estão entre os pontos destacados pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta quinta-feira, durante o evento Superagro, promovido pela revista Exame. Ratinho Junior participou do painel online “Os Estados de Ouro do Agronegócio do Brasil – A visão e os planos dos governadores para incentivar o setor”, ao lado dos governadores do Mato Grosso, Mauro Mendes; da Bahia, Rui Costa, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
O governador afirmou que o Paraná tem uma economia forte, com uma participação muito expressiva do agronegócio no PIB do Estado. //SONORA RATINHO JUNIOR//
Um dos assuntos debatidos pelos governadores foi a cobrança internacional para que o Brasil diminua o desmatamento, o que interfere no agronegócio. Ratinho Junior disse que o Brasil tem legislações ambientais rígidas, a exemplo do Código Ambiental, e bons exemplos de agricultura sustentável. //SONORA RATINHO JUNIOR//
Os esforços do Estado para melhoria da infraestrutura também foram destacados na participação do governador no evento. Os esforços incluem investimentos nas malhas rodoviária e ferroviária, de portos e aeroportos. Com isso, o Estado aumenta a eficiência e a competitividade e reduz os custos de produção, explicou o governador. //SONORA RATINHO JUNIOR//
O Paraná passa por um dos principais momentos na questão da modernização da infraestrutura. Com o vencimento, neste ano, das atuais concessões rodoviárias, o Estado atua junto com o governo federal na elaboração de uma nova modelagem que torne o Paraná mais competitivo.
O novo programa de concessões deve ir a leilão ainda neste ano na Bolsa de Valores (B3) e inclui cerca de 3 mil e 300 quilômetros de rodovias estaduais e federais, com a duplicação de mil e 700 quilômetros de estradas nos primeiros sete anos de contratos, investimentos que podem chegar a 42 bilhões de reais.
Outro destaque citado pelo governador foi o projeto de privatização da Ferroeste, para ampliar a estrutura ferroviária paranaense e promover a integração com o Centro-Oeste pela via férrea. A Nova Ferroeste, que também deve ir a leilão na B3 até o fim deste ano, prevê a construção de um traçado de mil e 285 quilômetros entre a cidade de Maracaju (MS) e o Porto de Paranaguá, além da ligação entre Foz do Iguaçu e Cascavel, no Oeste do Estado.
Na outra ponta, o Porto de Paranaguá, um dos maiores corredores de exportação do País, também recebe investimentos robustos, com obras de derrocagem e dragagem para aumentar o calado e poder receber navios maiores.
Também há um bilhão e 300 milhões de reais destinado à modernização do Corredor de Exportação e construção de um novo depósito para a descarga de trens. Com isso, o Porto de Paranaguá se consolida como o maior terminal de exportação de grãos do País e um dos maiores da América Latina, afirmou Ratinho Junior. //SONORA RATINHO JUNIOR//
Ainda dentro da questão logística, o governador citou ainda a concessão de quatro aeroportos paranaenses, que foram leiloados na quarta-feira pelo governo federal. Os aeroportos Afonso Pena, em São José dos Pinhais; das Cataratas, em Foz do Iguaçu; Governador José Richa, em Londrina, e Bacacheri, em Curitiba, serão explorados por um período de 30 anos, recebendo diversas obras de ampliação. (Repórter: Flávio Rehme)