Governador Ratinho Junior apresenta Corredor Oeste de Exportação à bancada federal

31/08/2020
O governador Carlos Massa Ratinho Junior apresentou, nesta segunda-feira, para a bancada de deputados federais do Paraná, o projeto de implantação do Corredor Oeste de Exportação. O novo ramal ferroviário vai ligar a cidade de Maracaju, no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá, ampliando a malha operada hoje pela Ferroeste. O encontro ocorreu por meio de videoconferência. Ratinho Junior explicou que a previsão é que a nova malha ferroviária tenha uma extensão de até 1.371 quilômetros. Ele também destacou que o projeto inclui a construção de uma nova ferrovia entre Maracaju e Cascavel; a revitalização do atual trecho ferroviário operado pela Ferroeste, entre Cascavel e Guarapuava; a construção de um novo traçado entre Guarapuava e Paranaguá e de um ramal multimodal entre Cascavel e Foz do Iguaçu. Como está em fase de elaboração, não há um valor definido para a obra. Ratinho Junior ressaltou que o projeto tem grande importância para a economia e para fortalecer a capacidade logística do Paraná. // SONORA RATINHO JUNIOR //
Durante o encontro virtual com os parlamentares, Ratinho Junior lembrou que foi firmado neste mês um acordo de cooperação técnica com o Mato Grosso do Sul para dar velocidade ao projeto. Além disso, ele reforçou que já foi assinado o contrato com a empresa TPF Engenharia para execução dos Estudos de Viabilidade Técnico-operacional, Econômico-Financeira, Ambiental e Jurídica, que deve ser concluído em, no máximo, um ano. O processo corre dentro do cronograma estabelecido, e estão em andamento conversações com o Ibama em busca das licenças ambientais. A proposta é abrir a concessão do projeto para a iniciativa privada. Em junho, a Ferroeste foi qualificada para integrar o Programa de Parcerias de Investimentos, PPI, do Governo Federal, atendendo a um pedido feito pelo Governo do Estado. Com a inclusão no PPI, a União vai ajudar o Paraná com apoio técnico regulatório necessário em diversas áreas, da modelagem e meio ambiente à atração de investidores. A expectativa é colocar a Ferroeste em leilão na Bolsa de Valores até novembro do ano que vem. O coordenador do plano ferroviário do Paraná, Luiz Fagundes, destacou que o objetivo é construir um modal sustentável de longo prazo, também visando parceria com o Paraguai. // SONORA LUIZ FAGUNDES //
O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex explicou que o projeto, também chamado de Nova Ferroeste, resolverá um problema histórico de infraestrutura do Paraná, com impacto para o Brasil e para o Mercosul. Ele ressalta o processo de reestruturação da Ferroeste. // SONORA SANDRO ALEX //
O novo traçado vai ligar o Paraná à malha ferroviária nacional, beneficiando as principais potências do agronegócio nacional, além do Paraguai, que é hoje um dos principais produtores mundiais de grãos. O coordenador da bancada do Estado na Câmara Federal, deputado Toninho Wandscheer disse que a perspectiva apresentada na reunião foi animadora. // SONORA TONINHO WANDSCHEER //
O diretor-presidente da Ferroeste, André Gonçalves, aproveitou o encontro para mostrar os números da companhia. O volume movimentado nos seis primeiros meses de 2020 foi 23% superior ao mesmo período do ano passado. Segundo Gonçalves, o trabalho realizado na companhia vem melhorando a capacidade e produtividade. // SONORA ANDRÉ GONÇALVES //

O governador Carlos Massa Ratinho Junior pediu também durante a reunião desta segunda-feira o apoio dos deputados federais do Estado em torno do programa BR do Mar. O projeto de incentivo à Cabotagem, que é o fluxo de navios entre portos do mesmo país, foi enviado neste mês pelo Governo Federal, como projeto de lei, em caráter de urgência, ao Congresso Nacional. A medida tem como objetivo aumentar a oferta da cabotagem, incentivar a concorrência, criar novas rotas e reduzir custos. (Repórter: Rodrigo Arend)