Governador Ratinho Junior afirmou que segurança pública se faz com presença física e tecnologia

18/01/2019
O governador Carlos Massa Ratinho Junior disse, nesta sexta-feira, em entrevista à GloboNews, que vai estruturar a segurança pública do Paraná com maior presença de policiais e integração das polícias. Ele confirmou a implantação da Cidade da Polícia, proposta durante a campanha eleitoral, que vai integrar em um mesmo local a cúpula da segurança estadual, federal e municipal. O objetivo é aproximar todas as corporações, que vão manter a atuação, mas terão a facilidade de desenvolver estratégias conjuntas. O governador informou, ainda, que técnicos do Exército na área de inteligência vão treinar equipes de segurança do Paraná.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//O governador Ratinho Junior anunciou, para o mês que vem, o início do programa Escola Segura, que vai ter policiais da reserva na porta de escolas públicas para garantir a segurança de alunos, pais e professores. A inspiração, segundo ele, vem de um projeto semelhante adotado na década de 90 em Portugal, com ótimos resultados.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//Outro desafio que está na pauta do governo estadual é a questão penitenciária. O governador Carlos Massa Ratinho Junior lembrou que hoje cerca de 10 mil presos estão alojados provisoriamente em delegacias do Paraná por falta de vagas em presídios. Ele descreveu o sistema prisional como ultrapassado e mal gerido e citou problemas de estrutura, da mistura de presos com diferentes graus de crime e do custo acima da média mundial.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//O governador citou como um bom exemplo a economia de quase 100 milhões de reais nas refeições das penitenciárias, conseguida pelo novo governo apenas com uma renegociação de contrato. Em entrevista à Globonews, Carlos Massa Ratinho Junior também defendeu a parceria com a iniciativa privada na área penitenciária. Ele deu como exemplo os Estados Unidos, onde cerca de 50% dos presídios são geridos por empresas privadas, sem tirar a tutela do Estado de comandar e ser responsável pelo preso. (Repórter: Priscila Paganotto)