Governador Ratinho Junior afirma que Paraná pode ser o maior produtor de alimentos do mundo

16/03/2019
O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou, neste sábado, que quer consolidar o Paraná como o maior produtor de alimentos do planeta. Ele fez essa afirmação durante uma reunião com prefeitos na ExpoParanavaí, um dos principais eventos de agronegócio do Paraná. // SONORA RATINHO JUNIOR.// De acordo com Ratinho Júnior, para se destacar no fornecimento de alimentos o Estado precisa resolver os gargalos logísticos e criar condições para exportar de forma mais eficiente para China, Estados Unidos, entre outros, e escoar a produção. Um dos projetos em andamento é a criação da ferrovia bioceânica, que vai ligar os portos de Paranaguá, no litoral do Estado, ao de Antofagasta, no Chile. O governador afirmou que a iniciativa já foi apresentada ao presidente Jair Bolsonaro e a ideia é que a Itaipu Binacional faça o projeto executivo e que outros países possam participar da construção da ferrovia. Outra frente de trabalho de infraestrutura e logística é a parceria com o governo federal na concessão de rodovias do Anel de Integração, com foco na redução de tarifas e na modernização de estradas. O governador disse ainda que, na busca por transformar a infraestrutura do Paraná, neste primeiro semestre vai lançar um programa que prevê o desenvolvimento de projetos para modernização das rodovias, com foco em terceiras faixas, duplicações, trincheiras, viadutos, entre outros. // SONORA RATINHO JUNIOR.// O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, disse que a pasta iniciou um programa de relacionamento e transparência absoluta com o Estado. // SONORA SANDRO ALEX.// Há um grupo de trabalho formado pelos governos estadual e federal para repensar o modelo de concessão paranaense. Segundo o governador, o Estado também vai entrar no leilão de concessões de aeroportos, anunciado nesta semana pelo governo federal. (Repórter: Juliano Gondim)