GT Ferrovias apresenta Nova Ferroeste para representantes do Consulado Chinês
11/06/2021
Integrantes do Grupo de Trabalho do Plano Estadual Ferroviário detalharam, nesta sexta-feira, o projeto de execução da Nova Ferroeste a representantes do Consulado da China em São Paulo. Durante duas horas foram apresentados dados sobre aumento de produtividade de grãos e proteína animal nos estados do Mato Grosso do Sul e do Paraná, e a necessidade de ampliar a malha ferroviária para melhorar o escoamento da produção agrícola e dos contêineres refrigerados, principalmente para o Porto de Paranaguá. Para o coordenador do Grupo, Luiz Henrique Fagundes, a China é um parceiro em potencial desse projeto. A Nova Ferroeste terá um traçado com 1.285 quilômetros, ligando os municípios de Maracaju, no Mato Grosso do Sul, e Paranaguá, além de um ramal que vai ligar Cascavel a Foz do Iguaçu. Quando a ferrovia estiver concluída, este será o segundo maior corredor de grãos e contêineres do País, chamado também de Corredor Oeste de Exportação. Os estudos de demanda indicam que cerca de 26 milhões de toneladas de produtos devem circular nesse novo trecho por ano. Considerando o tráfego interno, a Nova Ferroeste deve alcançar 38 milhões de toneladas ano. Este potencial, segundo Fagundes, tem despertado grande interesse de investidores estrangeiros.// SONORA LUIZ HENRIQUE FAGUNDES.//
A melhoria na matriz logística vai reduzir custos para os produtores, que poderão praticar preços mais competitivos, o que foi visto como um aspecto muito positivo pelos representantes da China. No ano passado, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, as exportações do Paraná corresponderam a 11,63% de tudo que o Brasil enviou para o exterior. Somente em 2021, o Paraná já exportou mais de dois bilhões e 440 milhões de dólares para a China, sendo os principais produtos a soja e o frango. A Nova Ferroeste é uma oportunidade de investimento no mercado internacional de capitais. Os projetos de infraestrutura costumam chamar atenção de investidores estrangeiros ou grupos econômicos. Algumas empresas com DNA Chinês já atuam no País, o que pode reforçar o interesse. O projeto da Nova Ferroeste está em fase final de estudos de viabilidade técnica, de engenharia e ambiental. Quando estiverem prontos vão apontar o traçado definitivo que será levado a consulta pública no início do ano que vem. A intenção é colocar a ferrovia em leilão na Bolsa de Valores do Brasil ainda no primeiro trimestre de 2022. O investimento total é estimado em 25 bilhões de reais. (Repórter: Wyllian Soppa)
A melhoria na matriz logística vai reduzir custos para os produtores, que poderão praticar preços mais competitivos, o que foi visto como um aspecto muito positivo pelos representantes da China. No ano passado, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, as exportações do Paraná corresponderam a 11,63% de tudo que o Brasil enviou para o exterior. Somente em 2021, o Paraná já exportou mais de dois bilhões e 440 milhões de dólares para a China, sendo os principais produtos a soja e o frango. A Nova Ferroeste é uma oportunidade de investimento no mercado internacional de capitais. Os projetos de infraestrutura costumam chamar atenção de investidores estrangeiros ou grupos econômicos. Algumas empresas com DNA Chinês já atuam no País, o que pode reforçar o interesse. O projeto da Nova Ferroeste está em fase final de estudos de viabilidade técnica, de engenharia e ambiental. Quando estiverem prontos vão apontar o traçado definitivo que será levado a consulta pública no início do ano que vem. A intenção é colocar a ferrovia em leilão na Bolsa de Valores do Brasil ainda no primeiro trimestre de 2022. O investimento total é estimado em 25 bilhões de reais. (Repórter: Wyllian Soppa)