Fundação Araucária avança para reduzir déficit de bolsas de mestrado e doutorado

24/06/2024
Uma das instituições que mais oferece bolsas de pesquisa em todos os níveis, desde a iniciação científica à pós-graduação, a Fundação Araucária tem trabalhado para avançar no número de bolsas concedidas. Em 2023 alcançou um recorde histórico com o total de 5.106 bolsas e agora prepara um edital para melhorar ainda mais o atendimento aos alunos da pós-graduação do Paraná. Somente em 2023, a Fundação Araucária investiu cerca de 36 milhões e meio de reais em bolsas de pesquisa. Deste total, quase 10 milhões foram para bolsistas da pós-graduação. O valor atual da bolsa de mestrado é de 2.100 reais, doutorado 3.100 e bolsas de pós-doutorado 5.500 reais mensais. O período varia de 12 a 48 meses dependendo da categoria e o programa ao qual é vinculado. Um levantamento do Conselho Paranaense de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação mostra que dos 24.310 alunos de mestrado e doutorado das 16 instituições de ensino superior filiadas ao CPPG, apenas 7.528 recebem bolsas de pesquisa de alguma instituição de fomento. O Conselho é formado pelas sete universidades estaduais, cinco federais e quatro privadas. O estudo sobre o cenário atual de bolsistas de pesquisa no Paraná foi solicitado pela Fundação Araucária ao Conselho no início deste ano. A chamada pública será lançada em breve e deve minimizar o déficit de bolsas de mestrado e doutorado no estado. (Repórter: Victor Luís)