Foz do Iguaçu atrai mais de 33 mil turistas nos primeiros dias de 2021

04/01/2021
O Parque Nacional do Iguaçu, o Marco das Três Fronteiras, a Usina de Itaipu Binacional e o Parque das Aves receberam 33 mil e 600 turistas nacionais e estrangeiros nos três primeiros dias de 2021. Essas atrações são os motores do turismo em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, um dos destinos mais procurados no País. As atividades do setor correspondem a mais de 50% da economia municipal.
Os números apontam para uma retomada gradual do turismo e do setor de serviços mesmo diante do cenário de cuidados com o novo coronavírus e circulação e horários restritos para evitar aglomerações.
O Parque Nacional do Iguaçu recebeu mais de 15 mil visitantes no feriadão de Réveillon, entre 1º a 3 de janeiro. O movimento representou uma redução de 44% no comparativo com o mesmo período do ano passado. O Marco das Três Fronteiras, símbolo da amizade com Argentina e Paraguai, recebeu cerca de 6 mil visitantes.
O Parque das Aves vendeu mais de 8 mil e 200 tíquetes entre 31 de dezembro e 3 de janeiro. A visitação superou a expectativa inicial de 7 mil turistas nesse período e respeitou a regra de lotação máxima de até 3.500 pessoas por dia.
A Itaipu Binacional atraiu em 2021 um total de 4.885 visitantes. A maior parte proveniente do Paraná, fruto da política de estímulo de turismo regionalizado, seguido de Rio Grande do Sul e São Paulo. O Parque Nacional do Iguaçu fechou 2020 com 658 mil 367 visitantes, o que representou redução de 67% em relação a 2019, quando passaram pelos portões da reserva pouco mais de 2 milhões de pessoas, o maior número de visitação da história. Os números de 2020 se equiparam aos índices de 2002, um baque de 18 anos.
O parque fechou pela primeira vez em 18 de março e reabriu no dia 10 de junho, aniversário de Foz do Iguaçu. No dia 1º de julho, a unidade de conservação foi fechada novamente e retomou as atividades apenas em 4 de agosto. Nesse período foram 123 dias sem receber turistas, algo inédito desde que ele foi criado, em 1939.
O Parque Nacional do Iguaçu é parte de uma das Sete Maravilhas Naturais do mundo. Ele está aberto todos os dias na alta temporada, com funcionamento das 8 horas da manhã às 4 horas da tarde, seguindo um rigoroso controle de proteção sanitária e de orientação aos visitantes. Os ingressos são limitados e vendidos exclusivamente on-line, com agendamento de data e horário para a visita.
Para impulsionar ainda mais o turismo na cidade e ajudar a recuperar as perdas de 2020, o Governo do Estado, o governo federal, a Itaipu Binacional, a prefeitura e o setor privado estão tirando do papel algumas das principais obras de infraestrutura da cidade, como a Ponte da Integração Brasil – Paraguai, a ampliação da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e a duplicação da Rodovia das Cataratas.
Outras informações sobre o turismo em Foz do Iguaçu, podem ser acessadas em xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias . (Repórter: Flávio Rehme)