Forças de segurança do Paraná discutem combate ao crime na fronteira

08/08/2019
A reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira, nesta quinta-feira, contou com a presença de representantes das forças municipais, estaduais e federais de segurança para discutir ações de combate à criminalidade na área de fronteira do Paraná, que corresponde a 139 municípios do Estado. O encontro foi o segundo deste ano e aconteceu na Delegacia da Polícia Federal de Foz do Iguaçu. A Polícia Rodoviária Federal apresentou o projeto Alerta Brasil, que permite monitorar e fiscalizar rodovias federais através de imagens, para identificar carros roubados, clonados ou com problemas de documentação. O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, afirmou que a reunião é importante para alinhar os quatro pilares da Segurança Pública.// SONORA ROMULO MARINHO SOARES//Segundo o Relatório Estatístico divulgado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico da Secretaria da Segurança Pública, os índices de homicídios caíram 34% neste ano em Foz do Iguaçu, na comparação com o primeiro semestre do ano passado, passando de 47 para 31 casos. A tendência de queda também foi percebida nos furtos e roubos gerais. Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, foram afinadas algumas questões administrativas para a construção de soluções conjuntas.// SONORA PÉRICLES DE MATOS//As estatísticas também mostram uma queda nos índices de criminalidade da faixa de fronteira. Os homicídios, furtos e roubos reduziram em 15% no comparativo entre os seis primeiros meses deste ano com o mesmo período do ano passado. No caso das mortes violentas, neste período, foram 227 casos no ano passado e 193 neste ano. Também foram registadas 17.718 ocorrências de furtos no ano passado, contra 15.135 neste ano, e 2.904 roubos no ano passado e 2.462 neste ano. (Repórter: Priscila Paganotto)