Força-tarefa do IAT identifica desmatamento e pesca ilegal no Norte Pioneiro

02/09/2021
O IAT, Instituto Água e Terra, divulgou nesta quarta-feira o resultado da força-tarefa realizada na última semana na Bacia do Rio das Cinzas, no Norte Pioneiro. Foram identificadas 10 irregularidades, resultando em 92 mil reais em multas por crimes relacionados à pesca e à floresta.

A fiscalização contou com a participação de profissionais de oito Escritórios Regionais do Instituto, de todo o Estado, para verificar se a proibição da pesca na Bacia Hidrográfica do Rio das Cinzas estava sendo cumprida, além de comprovar em campo os alertas de desmatamentos emitidos pela plataforma MapBiomas.

Na Bacia do Rio das Cinzas e seus afluentes, a pesca em todas as suas modalidades está proibida por causa da escassez hídrica na região. Já os alertas do MapBiomas são utilizados pelo IAT na identificação de irregularidades, de forma remota, com uso de georreferenciamento. Assim, os fiscais comprovam os alertas emitidos pela plataforma.

De acordo com o gerente de Monitoramento e Fiscalização do IAT, Álvaro Cesar de Góes, três alertas indicavam irregularidades, com a diminuição da vegetação nativa sem autorização do órgão ambiental.// SONORA ÁLVARO CESAR DE GOÉS.//

Álvaro também alerta sobre a necessidade da população compreender a importância de não realizar a pesca neste momento, pois a prática coloca em risco de extinção espécies da Bacia do Rio das Cinzas.

Ela está entre as que mais sofrem com a escassez hídrica no momento. O objetivo da restrição à pesca é a proteção e a gestão integrada da biodiversidade local.

Foram apreendidos materiais de pesca nos rios Cinzas e Laranjinhas, como tarrafas, redes, cordas de espinheis e armadilhas utilizadas para caça de animais silvestres.

Em alguns trechos da Bacia do Rio das Cinzas, o nível da água está entre 33 e 37% da normalidade.

O cidadão que for flagrado pescando na Bacia Hidrográfica do Rio das Cinzas, transportando ou portando pescado in natura nas proximidades das áreas proibidas, sem a comprovação de origem, está sujeito à aplicação de penalidades como a apreensão dos produtos e instrumentos, advertência e multas. (Repórter: Felippe Salles)