Fomento Paraná apresenta linha de crédito emergencial em Cascavel

11/10/2023
Diretores da Fomento Paraná reuniram-se nesta quarta em Cascavel, com o prefeito Leonaldo Paranhos, em função da situação de emergência provocada por um tornado que atingiu o município no último dia quatro. Participaram do encontro lideranças empresariais da Associação Comercial de Cascavel e da Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná. Os fortes ventos e chuvas intensas atingiram 20 bairros da área urbana, deixando centenas de casas destelhadas. A Fomento organiza em conjunto com a prefeitura e as entidades parceiras a oferta de linhas de crédito tanto para o município promover reparos necessários na infraestrutura urbana e de prédios públicos, bem como para empreendedores privados de micro e pequeno porte. Heraldo Neves, diretor-presidente da Fomento, afirmou que a reunião dá continuidade a um anúncio feito pelo Estado. // SONORA HERALDO NEVES //

A partir da homologação pelo Governo do Estado do decreto de emergência de Cascavel, a prefeitura já pode solicitar moratória de pagamentos de contratos vigentes com a Fomento e também solicitar crédito novo, para obras necessárias de reconstrução. Também ficam disponíveis já a partir desta semana as linhas de crédito emergencial do programa Paraná Recupera da Fomento, com recursos subsidiados para empreendimentos de micro e pequeno porte, com taxa de juros fixa de 7,17% ao ano. A linha Microcrédito Fácil, com empréstimos de até 20 mil reais atende empreendimentos com faturamento anual de até 360 mil, com possibilidade de prazo de carência e um total de 36 meses para pagar. O recurso pode ser solicitado diretamente pela prefeitura de Cascavel, por meio dos agentes de crédito na Sala do Empreendedor. Para empreendimentos com faturamento de até quatro milhões e 800 mil reais ao ano, a linha Giro Fácil dispõe de um limite de até 500 mil por projeto, com a mesma taxa de juros fixa, mas prazo de pagamento de até 60 meses, podendo incluir uma carência de até um ano. Nesse caso, a solicitação pode ser feita por meio das associações empresariais. (Repórter: Gustavo Vaz)